Cidade de Caracol, no Sul do PI, registra 2ª temperatura mais baixa do NE e 5ª menor do Brasil

0

O município de Caracol, distante 607 km ao Sul de Teresina, registou a temperatura de 16° nesta quinta-feira (16). De acordo com o climatologista Werton Costa, a cidade teve a 2ª temperatura mais baixa da Região Nordeste e a 5ª menor do Brasil.

Segundo o climatologista, os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que das cidades do Nordeste, a temperatura de Caracol só foi maior que a de Vitória da Conquista, no estado da Bahia.

O município de Caracol chegou a ter a 2ª menor temperatura da Região Nordeste e a 5ª menor do Brasil. — Foto: Instituto nacional de Metrologia (Inmet)

Werton Costa explicou que diversos fatores contribuíram para esse fenômeno. Dentre eles, a umidade relativa do ar na região. “Em Caracol, essa umidade é mais baixa do que em Parnaíba, baixou ainda mais”, afirmou.

“Principalmente porque as chuvas deram uma trégua nessa região do semiárido, então essa condição fez com que os índices radioativos retornassem para o espaço e fizessem com que a cidade apresentasse essa temperatura mínima”, completou.

Outro município piauiense que integra a lista das 10 cidades que registraram temperaturas mais baixas no Nordeste é São João do Piauí, com 19,9º.

De acordo com o climatologista, devido ao verão, somente municípios do Piauí podem ter mínimas competitivas equivalentes às temperaturas de cidades serranas ou do Sul do Brasil.

Fonte: G1

Comentários

COMPARTILHAR