Desviando o radar, caminhões estão trafegando pela barragem do Caldeirão em Piripiri

O radar foi instalado próximo a ponte de acesso a parede do açude e caminhões estão passando por um desvio ao lado

0

Caminhões pesados estão passando por um desvio próximo ao radar instalado próximo à ponte que dá acesso a parede do do Açude Caldeirão. A proibição aconteceu desde o início do ano, após o DER (Departamento de Estrada e Rodagens do Piauí), fazer reparos emergencial no asfalto da barragem, após determinação do Ministério Público.

No ano passado, a população Piripiriense viveu momentos de pânico, depois que um engenheiro do DNOCS emitiu um laudo que a parede do açude Caldeirão poderia romper a qualquer momento, pela falta de drenagem e por conta do tráfego de caminhões pesados, que resultou na destruição do asfalto e um grande buraco se formou no meio da parede.

O DNOCS em parceria com a prefeitura tapou o buraco, mas o perigo continuou devido as infiltrações.

O Ministério Público através do Dr. Nivaldo, notificou o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas) responsável pelo açude Caldeirão e ajuizou uma ação civil contra o DER  (Departamento de Estrada e Rodagens do Piauí), órgão responsável pelo asfaltamento do PI-327. De fato, o DER fez uma operação emergencial tapa-buraco e instalou placas de alerta e proibições de tráfego de caminhões pesados pela barragem, até que fosse feito um outro serviços de troca do asfalto. Já passaram-se meses e até o momento o orgão estadual não voltou para concluir o serviço como foi determinado pelo Ministério Público. Buracos e muitas rachaduras estão aparecendo no asfalto, devido o tráfego intenso de caminhões que continuam passando diariamente pela parede do açude, passando por um desvio que fica ao lado do radar,  até mesmo alguns cobrindo as placas com panos.

O Portal Voz do Piauí, está aberto para esclarecimento do DER (Departamento de Estrada e Rodagens do Piauí).

Leia… Audiência com Ministério Público sobre o risco na Parede do Açude

Leia… Sobre o risco de rompimento

Leia… Engenheiros do DNOCS e DER avaliam a Parede do Açude

Foto sensor
Local do desvio
Entrada pelo desvio

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here