ELEIÇÕES 2020-Piripiri já tem três pré-candidatos a prefeito lançados oficialmente

Em 2020, acontece as eleições para prefeito em todo país. Em Piripiri, três personagens já se lançam a pré-candidatos.

2

Vamos lá  ao perfil de cada um dos pré-candidatos:

Jove Oliveira, já lançou sua pré-candidatura desde quando perdeu a eleição para prefeito em 2016.

Jove, iniciou sua vida política no grupo do atual prefeito Luiz Menezes. Quando o gestor perdeu a eleição para Odival Andrade em 2012, ela foi convidada pelo então prefeito  eleito Odival para se juntar a sua base de governo na Câmara Municipal, foi a segunda mais votada nas eleições de 2012 com 1.849 votos. Em 2014, a vereadora se lançou candidata a deputada federal sem apoio do prefeito,  mas obteve 12.728 votos, uma votação até expressiva, mesmo assim, não foi o bastante para ser eleita. Nas eleições de 2016, ela foi candidata a prefeita de Piripiri, tendo Socorro Mesquita como vice, com apoio do atual vereador José Pinto, Genival Sales, na época era presidente da Câmara Municipal e mais um grupo de vereadores de oposição. Mesmo assim, foi derrotada pelo atual gestor Luiz Menezes com uma diferença de 229 votos. Em 2018, Jove novamente cometeu outro erro, dessa vez, tentou uma cadeira na Assembléia Legislativa, não conseguiu se eleger e  mais uma vez, acumulou outra derrota. Portanto, na visão de muitos críticos na política, por falta de experiência, a candidata se precipitou em várias tentativas frustadas, causando um desgaste muito grande na política. Teve uma sequência de três derrotas seguidas, perdeu apoio de todos os vereadores eleitos em sua base, atualmente conta apenas com apoio dos dois irmãos suplentes de vereador, Wilson Monteiro e Valdivielson Monteiro, ainda Louro Lopes que também é suplente.  Sendo assim, muitos erros cometidos e abrindo caminhos para outros novos nomes na política local.

Genival Sales, outro nome também lançado como pré-candidato a prefeito. No programa de rádio veiculado na Fm Cidade e pago pelo pretenso candidato pelo PT, basicamente neste último sábado,  fez o lançamento oficial da sua pré-campanha. O presidente da Agespisa, falou das ações do governo do estado no município e disse que toda a reivindicação das obras de asfalto entre outras foram dele, jogando fora o mérito de alguns companheiros e da sua ex-companheira de base. Jove, diz no rádio em alto e bom som, que foi dela as reivindicações das obras do governo do estado na cidade de Piripiri, a briga pelo pai ou mãe das obras do governo perece que vai bem mais longe.

Genival, foi presidente da Câmara municipal em dois biênios (2013/2014 e 2015/2016), agora, licenciado da câmara municipal, o qual foi eleito na última eleição com 1.357 votos, 291 a menos da sua primeira eleição, ocupa o cargo de presidente geral da Agespisa. Na campanha de 2016, o vereador licenciado apoiou a candidatura da ex-vereadora Jove Oliveira à prefeitura de Piripiri. Hoje, formou um novo grupo político, com nomes de vereadores e suplentes vindo da base de oposição e eleitos na chapa da ex-candidata Jove, dessa forma, rompeu definitivamente com a sua ex-companheira de campanha  e bancada na Câmara Municipal de Piripiri.

Luiz Menezes, muito se fala nos bastidores, e muita gente tem apostado que o atual prefeito será mesmo candidato a reeleição. Todos conhecem a forma dele de administrar e já dá sinais de que tentará mais quatro anos.

Revétrio Sousa, surge como um dos favoritos, o pré-candidato fez o lançamento a cerca de um mês na tribuna da Câmara Municipal. O vereador tem uma trajetória bem sucedida na política. Além de vencer todas as eleições quando foi candidato, tem o apoio do Deputado Estadual João Madson. O próprio deputado disse em um programa de televisão que o vereador terá o seu apoio e do MDB da Capital. Na última eleição, Revétrio conseguiu repassar cerca de 1.467 votos para o seu candidato. O pré-candidato, vem preparando sua base política em Piripiri com vários suplentes e lideranças, tem um grupo muito forte e faz um trabalho social nas comunidades.

Mesmo com tantos nomes a pretensos candidatos, não podemos esquecer que restam dois grandes grupos que ainda não se manifestaram. Neto da Chrisfapi, que tem o apoio do então Deputado Átila Lira, que de acordo com boatos na cidade, rompeu  com o grupo do prefeito Luiz Menezes. Neto, é uma liderança que surgiu na última campanha para prefeito em 2016, inclusive, foi o peso fiel da balança para a vitória do prefeito.

O vice prefeito Muriel Queiroz, também é outro nome que tem sido falado bastante nos bastidores da política como pré-candidato, mesmo ainda não tenha deixado escapar essa informação, mas todos apostam que será mesmo um pré-candidato.

O certo é que nestas próximas eleições em 2020, que vai eleger prefeito e vereadores em Piripiri, terá de três a quatro candidatos. Portanto, muita água vai rolar por baixo dessa ponte. Alguém se habilita à apontar um favorito?

Por Redação

Comentários

2 COMENTÁRIOS

  1. Tem uma pré candidatura a prefeito de Piripiri para 2020 do Professor Abraão, que é ligado ao deputado federal Átila Lira e que tem recebido muito apoio nas localidades rurais e bairros por onde ele tem andado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here