22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

Enem: abertas inscrições para estudantes isentos ausentes no ano de 2020

O novo prazo para inscrição com isenção da taxa vale para aqueles que comprovarem ter direito à gratuidade, mas sem que precisem justificar falta em edição anterior do exame.

14/09/2021 às 12h40
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começam nesta quarta-feira (14) para os estudantes de baixa renda que tiveram isenção de taxa na edição do exame em 2020 e não compareceram às provas. Elas podem ser feitas na Página do Participante, sem que seja necessário justificar a ausência no Enem 2020 ou pagar a taxa de inscrição.

O prazo vai até 26 de setembro e as inscrições são exclusivas para o Enem impresso. Os isentos ausentes no Enem 2020 também poderão solicitar, até 27 de setembro, o atendimento especializado e tratamento pelo nome social.

Acesse a Página do Participante

A prova para estes estudantes será em dias diferentes das inscrições regulares e serão realizadas nas datas 9 e 16 de janeiro de 2022.

A diretora da Unidade de Mediação Tecnológica/Canal Educação, Viviane Carvalhedo, informa que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) buscará garantir aos estudantes piauienses uma nova oportunidade de se preparar para fazer a prova.

“A Seduc irá manter a estratégia de preparação para o Enem durante este período de inscrições e vamos iniciar uma campanha junto às Gerências Regionais de Educação (GRE), para resgatar os egressos da rede que fizeram a 3ª série do Ensino Médio e 7ª etapa da Educação de Jovens e Adultos que faltaram à prova para se inscreverem. Eles terão cerca de 50 dias após o dia de aplicação das provas, em novembro, para intensificar a preparação, além das atividades que iremos planejar para este público”, disse Viviane.

 

Quem tem direito à isenção?

O novo prazo para inscrição com isenção da taxa vale para aqueles que comprovarem ter direito à gratuidade, mas sem que precisem justificar falta em edição anterior do exame.

Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais durante toda a etapa em escolas particulares têm direito à gratuidade na inscrição do exame. Alunos que estão cursando a última série do ensino médio na rede pública, no ano de 2021, também podem pedir a isenção.

O mesmo vale para quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda. Nesse caso, é preciso comprovar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para os demais participantes do Enem 2021, que já tiveram a inscrição confirmada, a aplicação das provas será mantida para os dias 21 e 28 de novembro de 2021.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade