22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

Empresa identifica vazamento de dados de 102 milhões de contas de celular, incluindo a de Bolsonaro

Hacker afirmou que extraiu as informações do banco de dados da Vivo e da Claro

12/02/2021 às 07h12
Por: admin
Compartilhe:
Vazamento de dados
Vazamento de dados

Após identificar o megavazamento de dados de mais de 200 milhões de brasileiros, a PSafe anunciou que detectou outro vazamento considerável. Segundo a empresa brasileira de tecnologia, informações de mais de 102 milhões de contas de celulares estão disponíveis na deep web  — camada da internet em que fóruns não podem ser facilmente detectados por motores de busca.

Conforme a startup, foram comprometidos dados como número de celular, nome completo do assinante da linha e endereço. A PSafe afirma que chegou a entrar em contato com o criminoso que já estaria comercializando as informações online e pediu uma amostra do banco de dados para confirmar a veracidade das informações.

O hacker afirma ter extraído as informações do banco de dados da Vivo e da Claro, mas a origem dos dados não pôde ser comprovada pela PSafe. As duas companhias telefônicas alegam que não identificaram nenhum vazamento.

Em comunicado à imprensa, a Claro afirma que vai abrir uma investigação. "A Claro investe fortemente em políticas e procedimentos de segurança e mantém monitoramento constante, adotando medidas, de acordo com melhores práticas, para identificar fraudes e proteger seus clientes", informou a companhia.

A Vivo, por sua vez, informou que "possui os mais rígidos controles nos acessos aos dados dos seus consumidores e no combate a práticas que possam ameaçar a sua privacidade".

Em contato com a PSafe, o hacker afirmou que seriam cerca de 57 milhões de informações de contas telefônicas da Vivo e 46 milhões de linha da Claro. A empresa informou que já avisou a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Quais informações foram expostas no vazamento de dados

Nome, CPF, RG, título de eleitor, gênero, data de nascimento, nome do pai, nome da mãe;

Estado civil (casado, solteiro, divorciado, viúvo, etc.);

Email, telefone, endereço;

Escolaridade (analfabeto / fundamental / técnico / superior /pós-graduação etc.);

Ocupação, emprego, CNPJ e razão social do empregador, número do PIS/PASEP/NIT, número do CTPS, tipo de vínculo, data de admissão, salário, horas de trabalho por semana;

Salário (valor, tipo, horas de trabalho por semana), Renda (valor mensal, faixa de renda) e Poder aquisitivo (nível, renda, salário);

Classe social (A1, A2, B1, B2, C1, C2, D, E);

Bolsa Família (valor, situação do benefício, status do benefício, número e nome dos dependentes, Número de Identificação Social)

FGTS (número do PIS / PASEP), INSS;

CNS (Cartão Nacional de Saúde);

IRPF (Imposto de Renda) e situação cadastral na Receita Federal;

Score de crédito (atividade de crédito, score de risco, nível de risco);

Devedores (nome, tipo do devedor, situação, tipo de dívida, valor e cheques sem fundo);

Fotos de rostos e perfil no LinkedIn;

Pessoa Jurídica (nome do sócio, participação, razão social, nome fantasia da empresa, CNPJ, data de entrada na sociedade);

Servidores públicos (descrição do cargo, lotação, exercício, renda bruta, estado, vínculo, afastamento);

Óbito (data de falecimento, idade, data da certidão de óbito, nome e endereço do cartório).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade