Educação Piauí
Projeto Cinema na Escola inicia atividades em 2022
O projeto Cinema na Escola é um piloto entre as atividades que buscam ter o estudante como protagonista e faz parte das propostas para o novo ensino Médio
16/02/2022 09h05
Por: admin Fonte: Secom Piauí

Começou na manhã desta terça-feira (15), no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva, em Teresina, a temporada 2022 do projeto Cinema na Escola. A iniciativa é uma parceira entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), para levar a “sétima arte” ao ambiente escolar.

Continua após a publicidade

O coordenador das escolas de tempo integral, Alberto Machado, relata que o projeto tem como objetivo fazer com que os estudantes sejam os protagonistas na criação de suas próprias histórias, com o olhar voltado para a produção cinematográfica, na qual nesse semestre traz a atriz e professora Sandra Loiola com a disciplina de “Técnicas de Interpretação para Cinema”.

“Foi uma manhã bastante proveitosa para os alunos que se mostraram empolgados com a nova disciplina e com o aprendizado que obterão daqui para frente afim de consolidarem o curso com um filme que já tem como nome ‘Cabo de Guerra’, escolhido em classe pelos próprios alunos”, relata o coordenador.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O projeto Cinema na Escola é um piloto entre as atividades que buscam ter o estudante como protagonista e faz parte das propostas para o novo ensino Médio, que tem o currículo voltara para itinerários formativos adaptados às realidades de cada escola e dos próprios estudantes colocando-os como protagonistas.

A primeira turma do projeto envolve oito professores que ministrarão conteúdos aos 35 alunos selecionados para frequentar o curso. A produção, que terá como o objetivo final um filme, terá a carga horária de 200 horas/aula durante nove meses de produção.