Em 2022 seguem as atividades para fortalecer as competências na rede pública estadual de ensino por meio de oficinas destinadas aos professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o programa de formação Mais Aprendizagem.
O início das atividades de formação acontece via Mediação Tecnológica, sendo transmitida pelo Canal Educação a partir das 16h30min, às segundas e terças-feiras. Segundo Maria José Mendes Neta, diretora da Unea-Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, explica que o objetivo das formações está na formação contínua com os docentes
“A partir do dia 7 de março daremos início às formações pelo Mais Aprendizagem, da nossa rede e também um processo de regime de colaboração com os municípios a qual fizera adesão. O mais aprendizagem faz um trabalho contínuo sempre integrando aos principais indicadores educacionais, como elevação da proficiência, um trabalho olhando para metodologia de processos para que o professor na prática consiga desenvolver o aprendizado de todos”, disse Maria José.
Entre os principais focos de trabalho nas oficinas Mais Aprendizagem, a coordenadora do programa na Seduc, Márcia Damasceno, destaca a prática docente trabalhando com foco nas competências e nas habilidades; nos resultados de aprendizagem; no desenvolvimento cognitivo dos estudantes e nas competências socioemocionais.
Márcia Damasceno pontua que o programa vem se atualizando e as formações prometem continuar sendo espaços de troca de experiência.
“O Mais Aprendizagem volta em 2022 com formato diferente, então nós vamos trabalhar por área do conhecimento. Vamos olhar para o currículo do Ensino Fundamental e para o currículo do Ensino Médio, adequando cada ano às novas tendências, aos novos formatos e aos novos contextos. Portanto, eu quero convidar a todos os professores das redes públicas para participarem conosco do programa de formação continuada da rede estadual de educação”, finalizou a coordenadora.
Destinadas a todos os professores da rede estadual e municipal, a Secretaria de Estado da Educação firmou parceria com os municípios para que as formações também agregassem os professores das redes municipais. Atualmente são 165 (cento e sessenta e cinco) municípios parceiros que participam dos momentos formativos.
Ao longo do último ano, a Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc realizou cerca de 45 oficinas mediadas pela plataforma on-line; o envio de 115 simulados; sequências didáticas e 15 oficinas presenciais em todo o estado do Piauí.
O programa Mais Aprendizagem expediu mais de 1.900 certificados para os cursistas das formações, com 150 mil acessos pelos professores na plataforma do Canal Educação.