Educação Piauí
Protagonismo dos estudantes é debatido no IV Seminário de Tempo Integral
A quarta edição do Seminário buscou promover reflexões sobre importantes temáticas do contexto educacional contemporâneo
26/05/2022 13h00
Por: admin Fonte: Secom Piauí

A discussão sobre um novo momento para o Ensino Médio na rede pública de educação do Piauí, tendo o estudante como protagonista, reuniu profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto Unibanco durante o IV Seminário de Avaliação e Planejamento dos Centros de Tempo Integral.

Continua após a publicidade

O encontro foi realizado, nesta quinta-feira (26), no Espaço Diferencial Buffet, e teve como tema “Juventudes: Protagonismo e Projeto de Vida, presentes no futuro”.

A quarta edição do Seminário buscou promover reflexões sobre importantes temáticas do contexto educacional contemporâneo, como juventude, protagonismo e projeto de vida, bem como dialogar sobre a reorganização curricular para uma perspectiva de educação integral.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, participou do IV Seminário e reforçou a ampliação da oferta do ensino de tempo integral em 50 municípios piauienses.

“A política que prima pelo protagonismo estudantil, projeto de vida e o resultado educacional é comprovado no Enem, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e nas taxas de abandono sempre muito baixas nas escolas de tempo integral. Então, realmente (o tempo integral) é uma política que deu certo e agora, com o novo ensino Médio, servirá como modelo experimentado, pois o que está previsto no currículo novo já acontece nas nossas escolas de tempo integral. Vamos continuar a ampliação dos centros na nossa rede, hoje com 96 escolas, e temos o planejamento pronto para que em 2023 tenhamos mais 30 novos centros”, informou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

A governadora Regina Sousa participou da abertura do evento e ressaltou a importância do modelo que mantém os estudantes com a carga horária estendida e incentiva o protagonismo estudantil.

“Para as crianças e adolescentes quanto maior o tempo de permanência na escola, mais aprendizado possuem. Na escola, eles terão condições de traçar seus itinerários de vida e a formação para aprender além do trivial, como a leitura, a escrita, matemática e experimentar até a fazer cinema, por exemplo. São atrativos de itinerário de vida para além do conteúdo de um turno regular”, afirmou a chefe do executivo.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Estiveram presentes ao evento, o trio das Gerências Regionais de Educação (GREs), os gerentes, coordenadores de ensino e coordenadores de gestão; além dos profissionais técnicos do Tempo Integral-GRE, diretores, coordenadores pedagógicos dos CETIs , Equipes/Seduc e representação de professores e estudantes.

As boas práticas de chão da escola foram compartilhadas, também, pelos profissionais da rede pública de ensino com palestras sobre o uso das metodologias com roda de conversa na área psicossocial, o protagonismo da gestão escolar no Ensino Médio e a gestão de sala de aula.