Incluída na lista de cidades que ofertam educação superior na modalidade a distância da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), o município de Caracol, distante 613 quilômetros da capital, faz parte dos 183 polos distribuídos por todo o Estado, que somados a outras instituições promove a universalização dessa modalidade de ensino. A cidade foi contemplada na 3ª etapa de expansão da Uapi.
“Trabalho na área de sistema de gestão da qualidade e resolvi me inscrever no curso justamente para alavancar minha carreira, pois geralmente quando a gente faz um curso é pensando no futuro e principalmente para poder ser um empreendedor”, ressalta Edison Neres da Silva, 47 anos, estudante matriculado do curso de Administração do polo da Universidade Aberta do Piauí (Uapi) de Caracol.
O estudante conta que apesar da sua experiência no mercado de trabalho ele tem o sonho de empreender e os conhecimentos que estão sendo adquiridos ajudarão tanto no seu dia a dia de trabalho como no futuro. “É muito bom poder cursar aqui na cidade mesmo, pois os recursos são poucos para poder ir até Teresina, pagar aluguel e todos os gastos que possam ter. A universidade chegando até nós foi muito bom. E, com certeza, vai ser de grande valia e vai formar profissionais para a própria cidade”, disse o estudante.
Em Caracol, o polo Uapi funciona na U. E. Antônio Soares Rocha, localizada na Rua Adelino José da Costa s/n°, bairro Comandante José Dias, que atende 589 estudantes, nos turnos manhã, tarde e noite, com oferta de ensino Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), cursos técnicos, além de atender aos fins de semana, para aulas presenciais, os 21 estudantes matriculados na Uapi para o curso de Administração.
De acordo com o gestor da escola e coordenador do polo Uapi, Isaias Dias de Macêdo, a ação beneficia estudantes da cidade e de regiões próximas com ensino de qualidade. “Temos feito o acompanhamento e os alunos assistem às aulas presenciais regularmente aos sábados”, disse o gestor.
Oferta de Educação Superior da Uapi
A parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) tem o objetivo de universalizar o ensino Superior em todo o Piauí e promover qualidade por meio da educação a distância, um dos eixos do PRO Piauí Educação. A Uapi iniciou, ainda em 2017, com a primeira etapa e a abertura de 60 polos; em 2018, a segunda etapa com mais 60 polos; e a terceira etapa com mais 63 polos, totalizando 183 cidades piauienses.
Atualmente, é ofertado o curso de Administração e o Governo do Estado já estuda a ampliação e a possibilidade de oferta de novos cursos. Tudo vem sendo acompanhado pela Superintendência de Ensino Superior da Seduc, que dá todo o suporte e gerencia as ações visando garantir informação de qualidade aos cidadãos que desejam ingressar no ensino Superior sem precisar sair de suas cidades.