Terça, 03 de Agosto de 2021 18:32
86 998652221
Saúde Saúde

Secretaria de Saúde pede a Ministério que indígenas do Piauí sejam vacinados

O Plano Nacional de Imunização do Ministério só prevê a vacinação dos indígenas que vivem aldeados, que não é o caso dos índios do Piauí.

16/03/2021 17h20
Por: admin Fonte: Secom Piauí

A Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) enviou um ofício ao Ministério da Saúde solicitando que os indígenas sejam incluídos nos grupos que devem ser vacinados no território piauiense. O Piauí possui 1.103 índios maiores de 18 anos e se enquadram no grupo prioritário para Covid-19, entretanto, eles ficaram de fora por não viverem em aldeias, que é o critério definido pelo Ministério para a imunização.

O Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde prevê que apenas os indígenas que vivem em terras demarcadas devem ser imunizados nesta fase da vacinação, e que os demais brasileiros, entre eles os índios que não vivem em terras demarcadas, devem ser imunizados pelos governos municipal e estadual nas próximas fases.

Segundo a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, a Sesapi usou a Lei Estadual e um estudo científico chamado “No Piauí tem Índio Sim” para embasar o pedido de vacinação dessa população. “A Sesapi está contestando o Ministério da Saúde por meio desse documento formal que comprova a existência de índios que vivem dentro da cultura indígena no Estado. Com isso, esperamos que eles sejam reconhecidos e a nossa solicitação seja atendida para que aconteça a imunização”, diz a diretora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.