Polícia PIAUÍ
Membro da facção PCC é preso na cidade de Boa Hora-PI acusado matar pastor
A prisão foi realizada pelas equipes do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO)
21/09/2022 16h21
Por: admin

A Polícia Civil do Piauí efetuou, na manhã desta quarta-feira (20), a prisão de Raimundo da Silva Sousa, suspeito de ter executado o pastor evangélico Jailson dos Santos, 38 anos, na madrugada do dia 28 de agosto na região do bairro Pedra Mole, zona leste de Teresina. A ação da polícia ocorreu no município de Boa Hora/PI.

Segundo a polícia, foram cumpridos mandados de prisão decorrentes de investigação do Greco e Depre por tráfico e organização criminosa. 

Raimundo D. S. S. é também investigado no âmbito da Operação Soldado do Morro, deflagrada em julho pelo Greco. 

No momento da prisão o abordado reagiu contra os policiais, sendo preciso uso de força física para contê-lo. Além do cumprimento dos mandados, ele também foi atuado em flagrante por portar uma pistola calibre 9mm com numeração suprimida. 

O Delegado Geral, Luccy Keiko, disse que a prisão de Raimundo foi extremamente importante e acrescentou que o suspeito seria um dos líderes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), em Teresina.

"Realizamos hoje pela manhã uma prisão extremamente importante de um indivíduo conhecido como R.D., um dos líderes do PCC. Ele atuava na região da Pedra Mole e é altamente periculoso, com passagens pelo Greco, com mandados de prisão pela Depre, pelo DHPP, suspeito de vários assassinatos na região da Pedra Mole. Nós tivemos conhecimento de informações sobre o paradeiro dele, e assim, o delegado Tales, juntamnete com outros colegas e fizeram diligências que terminaram com a prisão dele", disse o Delegado Geral Luccy Keiko.

O delegado Tales Gomes informou que Raimundo estava foragido do bairro Pedra Mole desde que diligências da polícia aumentaram na região, e que o grupo desconfiou que o pastor evangélico teria chamado os policiais, mas que não teria sido ele.

"Conseguimos efetuar a prisão do Raimundo da Silva Sousa em Boa Hora. Ele é morador da Pedra Mole e estava foragido desde ações da polícia na região do bairro e que acabaram afetando o tráfico na área. Com isso, houve a suspeita de que um pastor evangélico que teria chamado a polícia, sendo que não foi o pastor, e por conta disso, decidiram executar o pastor e o principal suspeito é o RD, no âmbito da investigação que prossegue no DHPP. A prisão de agora se deve cumprimento de mandado do Depre por investigação de organização criminosa relacionada ao tráfico", disse o delegado Tales.

O delegado disse ainda que Raimundo era a última voz do grupo, era o disciplinador, que decidia se matava ou não matava, se podia roubar ou não, na região da Pedra Mole, zona leste de Teresina.

"A atuação dele era da disciplina, na região da Pedra Mole. A parte de crimes e mortes passa por um grupo de pessoas que decide se mata ou se não mata, se pode ou não pode roubar na região. Ele seria a última voz desse grupo que decide a prática de crimes na região da Pedra Mole. Com foi muita polícia fazer diligências na região, eles suspeitaram que teria sido o pastor evangélico, que acabou sendo morto.", completou o delegado Tales.

Raimundo será submetido à audiência de custódia na cidade de Barras e em seguida transferido para Teresina, onde será interrogado.