22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

Câmara tem iluminação azul pelos dias nacionais do surdo e do atleta paralímpico

Pierre Triboli/Câmara dos Deputados Cúpula da Câmara iluminada de azul A Câmara dos Deputados está iluminada de azul desta quinta-feira (22) até ...

22/09/2022 às 20h05
Por: admin Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Cúpula da Câmara iluminada de azul - (Foto: Pierre Triboli/Câmara dos Deputados)
Cúpula da Câmara iluminada de azul - (Foto: Pierre Triboli/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados está iluminada de azul desta quinta-feira (22) até domingo (25) em alusão aos dias nacionais do surdo (26 de setembro) e do atleta paralímpico (22 de setembro).

O mês de celebração é conhecido como Setembro Azul, em que se comemora também o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).

O Dia Nacional do Surdo foi oficializado pela Lei 11.796/08. A data é uma homenagem à criação da primeira escola de surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

Uma das principais conquistas das pessoas com deficiência auditiva foi o reconhecimento oficial da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio da Lei 10.436/02 e do Decreto 5.626/05. As ações em torno da data ressaltam a importância de se desenvolver políticas públicas inclusivas para surdos.

Atletas paralímpicos
O Dia Nacional do Atleta Paralímpico, instituído pela Lei 12.622/12, é uma homenagem à criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), fundado em 22 de setembro de 1989.

O objetivo da data é homenagear, apoiar e divulgar o trabalho dos atletas paralímpicos brasileiros. Esses desportistas representam o Brasil nos Jogos Paralímpicos, versão dos Jogos Olímpicos com modalidades adaptadas para esportistas com algum tipo de deficiência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.