As cidades de Picos, Oeiras e Bom Jesus sediaram nesta quinta-feira (06), o V Circuito de Ciências das escolas públicas estaduais. Os municípios reuniram estudantes de outras gerências regionais do sul do Piauí em um momento de boas práticas pedagógicas voltadas a projetos que tenham relevância social em âmbito científico.
Em Picos, estiveram reunidos estudantes de ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante da 9ª GRE (Picos), 7ª GRE (Valença), 16ª GRE (Fronteiras) e 17ª GRE (Paulistana). Já Bom Jesus (14ª GRE) sediou o Polo 5, reunindo escolas de Uruçuí (11ª GRE) e Corrente (15ª GRE).
A Diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc (UNEA), Maria José, explica que, após dois anos sem a realização do Circuito, devido a pandemia, as atividades foram retomadas com o V Circuito de Ciências.
“O objetivo maior é provocar nossos estudantes a despertar o senso crítico investigativo. Nesse momento, as gerências reúnem escolas para a apresentação e escolha de projetos da etapa polo”, relata a diretora.
Nesta edição, o Circuito de Ciências traz como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, a fim de popularizar a ciência com atividades que fortaleçam o letramento científico e a capacidade investigativa entre alunos para solução de problemas.
Com a participação dos estudantes de todas as escolas estaduais inscritas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) organizou o Circuito de Ciências em etapas locais, regionais e por polos. Reunidos em equipes, os estudantes, sob supervisão de dois professores, devem produzir banners e realizar a apresentação do projeto, demonstrando o conhecimento pleno sobre o tema escolhido.
Todos os/as estudantes e professores/as participantes do projeto receberão certificados e medalhas emitidos pela Seduc. Já as escolas selecionadas em 1º lugar de cada modalidade serão premiadas com um troféu e uma TV 55 polegadas.