Educação Piauí
Governadora visita obras do Centro da Paz
O projeto é inspirado na experiência de Medellin, cidade da Colômbia que sofria com altos índices de criminalidade.
07/10/2022 18h45
Por: admin Fonte: Secom Piauí

A governadora Regina Sousa visitou nesta sexta-feira (7), as obras da Unidade Escolar Desembargador Pedro Conde, no bairro Mocambinho. A escola será transformada num grande centro de convivência que envolverá educação, saúde, atividades esportivas, oferta de serviços diversos, entre outras coisas. O Centro de Paz é uma experiência piloto no Piauí, que visa promover uma maior aproximação do Estado com a população, com o objetivo de combater a violência. A escola funcionará nos 3 turnos de portas abertas para a comunidade.

Continua após a publicidade

“É um centro que deve funcionar até meia-noite, para acolher todos que venham, do idoso à criança. Vamos oferecer serviços públicos e toda uma estrutura de lazer, cultura, com dança, capoeira e esporte. A quadra se configurará num grande centro esportivo para a juventude e adultos, para descobrir talentos. Ainda pensamos em fazer aqui uma pista de skate. É um acrescimo e vamos deixar pronto o projeto” complementou Regina Sousa.

O projeto é inspirado na experiência de Medellin, cidade da Colômbia que sofria com altos índices de criminalidade. A oferta dos chamados Centros de Paz, provocaram uma queda brusca na violência, transformando o lugar numa referência pacífica, depois da criação de equipamentos públicos para a população mais pobre.

Após a reforma, a escola Pedro Conde vai contar com 8 salas de aula; salas de repouso; redário; laboratórios de informática, moda, ciências, gastronomia e marcenaria; biblioteca; sala de mediação tecnológica; refeitório; sala de música; consultórios médicos; praça de estar e de atividades ao ar livre. O investimento na estrutura física é estimado em R$ 1,2 milhão. A previsão é de concluir a parte estrutural em 6 meses.

“Teremos atendimento de educação profissional, voltado a cursos rápidos de qualificação profissional para o cidadão ser inserido no mercado de trabalho. Teremos parcerias com a Sasc, Sejus, para que a gente possa fazer o atendimento social, tirar dúvidas sobre como tirar uma carteira de identidade, dúvidas sobre programas sociais que os governos estadual e federal têm à disposição. Uma grande oferta de serviços” explicou o Secretário da Educação, Elen Gera.

O Governo está investindo na requalificação de outro espaço na zona sul de Teresina, com a mesma finalidade. O antigo Centro Social Urbano (CSU) do Parque Piauí, está passando por reforma para se tornar também um espaço de convivência com oferta de lazer e serviços. O projeto prevê entre outras coisas, a reativação da piscina e de uma escola circense, opções que tiveram grande aceitação no passado quando o CSU funcionava. O espaço deve serinaugurado em novembro.

Após o início do projeto no Mocambinho e avaliação do resultado, o Governo planeja construir outros centros em Teresina e nos municípios piauienses com maiores índices de criminalidade.