Os estudantes do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária, do Centro Estadual de Tempo Integral Agostinho Brandão, realizaram no último sábado (08) o 1º Festival do Caju em Cocal dos Alves. A iniciativa promove a pesquisa e extensão em uma troca de conhecimentos entre estudantes e agricultores.
Francisco Sousa, aluno do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária, enfatiza a intenção de dar mais importância aos produtos oriundos da cajucultura. “Por ser o primeiro festival, pretendemos evoluir mais e mais a cada ano, pois a partir do caju podemos obter vários tipos de alimentos e produzir renda com seus diversos produtos”, relata.
O cajucultor Mauro Silva destaca que a produção do caju é muito importante para o município de Cocal dos Alves, sendo sua principal renda. “Pensamos em ampliar a produção do caju, como também trabalhar com apicultura nos próximos anos. Então, eventos como esse devem ser valorizados e reforçados incentivando os produtores”, afirma.
“Conseguimos um número significativo de pessoas, inclusive com o apoio de empresários locais que patrocinaram o evento de forma a superar nossas expectativas. O objetivo é incentivar as pessoas a fazerem uso do caju de outras formas, pois ele é o principal produto aqui da nossa cidade, fazendo a população enxergar, e os próprios agricultores, as diversas formas de beneficiamento, que agrega mais valor ao produto”, finaliza o diretor.