Educação Piauí
Educação: Avaliação diagnóstica é iniciada nas escolas municipais e estaduais
O objetivo do Saepi é produzir diagnósticos periódicos acerca da qualidade do ensino, monitorando a educação pública ofertada e dando subsídios para que as políticas públicas educacionais possam ser desenhadas, implementadas e monitoradas.
24/10/2022 12h40
Por: admin Fonte: Secom Piauí

A partir desta segunda-feira (24), os estudantes das redes públicas de ensino (municipais e estaduais) participam da aplicação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) 2022. A avaliação diagnóstica acontece entre os dias 24 e 27 de outubro.

Continua após a publicidade

A avaliação contemplará 245.103 estudantes regularmente matriculados no 2º, 5º e 9º anos do ensino Fundamental, de ambas as redes, e os estudantes do 6º do ensino Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino Médio Regular e integrado da rede estadual.

O objetivo do Saepi é produzir diagnósticos periódicos acerca da qualidade do ensino, monitorando a educação pública ofertada e dando subsídios para que as políticas públicas educacionais possam ser desenhadas, implementadas e monitoradas.

Maria José Mendes Neta, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ressaltou a abrangência de aplicação da avaliação aos 224 municípios do Piauí em regime de colaboração com os municípios, visando a melhoria do ensino da aprendizagem dos estudantes. “A rede estadual de ensino assume como tarefa avaliar o processo de ensino e aprendizagem em regime de colaboração com os municípios. Após a aplicação do Saepi, iremos promover um diálogo para que as equipes gestoras e docentes possam implantar modificações em suas práticas pedagógicas, tendo em vista a necessidade de um melhor desempenho dos nossos estudantes”, informou.

O Saepi 2022.2 compreende a aplicação de testes envolvendo as competências e habilidades em conformidade com o currículo do Piauí, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática das redes estadual e municipal.

A mobilização junto aos responsáveis foi uma das estratégias adotadas pelas escolas da rede para conscientizar estudantes quanto à importância da presença nos testes.

Tetê Castro, diretora do Centro Estadual em Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva, localizado na zona Sudeste de Teresina, declarou que recorreu aos grupos de redes sociais com os pais e produziu informativos sobre a prova e os resultados.“Fizemos uma campanha, por meio de grupos de WhatsApp, com os responsáveis pelos estudantes, desde o lançamento do Saepi, conscientizando a todos quanto à importância da prova. Informamos que os dados obtidos permitirão traçar as estratégias para melhorar as atividades em cada série e reforçamos como os detalhes obtidos nestas atividades terão impacto no trabalho diário para eles desenvolverem suas habilidades”, relatou a gestora escolar.

Na zona Sul de Teresina, no bairro Morada Nova, os mais de trezentos estudantes do Centro de Ensino em Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa participaram da aplicação do Saepi voltado para o Ensino Médio, modalidade ofertada no Centro.

Segundo a gestora, Djanira Alencar, a aplicação da avaliação diagnóstica permitirá o trabalho de ajustes na aprendizagem agora e futura, pois inclui os estudantes que irão ingressar na rede estadual.“Fomentamos a dias a importância do Saepi para os nossos alunos. Todos foram convocados para a avaliação dada a importância e temos hoje 371 estudantes que participam da aplicação das provas da 1ª a 3ª série do ensino Médio, seguindo o cronograma de aplicação. A partir do diagnóstico dessa avaliação poderemos trabalhar melhor o conteúdo do ensino Médio e, como a aplicação envolve o ensino da rede municipal, estes dados irão mostrar o potencial dos estudantes que poderão vir para a nossa escola. Vejo que o Estado dá um passo importante ao avaliar o desempenho dos estudantes da rede estadual e municipal”, pontuou a diretora do Ceti, Djanira Alencar.