Educação Piauí
Governo do Estado oferecerá oficina de Gramática para professores da rede pública
O projeto de formação continuada é de autoria do professor Cineas Santos e consiste na oferta de oficinas para os professores de Língua Portuguesa das séries iniciais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), das redes públicas municipal e estadual do Piau
03/11/2022 11h55
Por: admin Fonte: Secom Piauí

A governadora Regina Sousa participou, nesta quinta-feira (03), da solenidade de abertura do Projeto Professor Cineas – Oficina de Gramática Aplicada para Professores das Redes Estadual e Municipal de Ensino, promovido pelo Programa de Mediação Tecnológica – Canal Educação, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O evento foi realizado na sede do Canal Educação.

Continua após a publicidade

O projeto de formação continuada denominado: A Gramática a Serviço da Língua, de autoria do professor Cineas Santos, consiste na oferta de oficinas de Língua Portuguesa para os professores das séries iniciais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), das redes públicas municipal e estadual do Piauí.

“É um projeto muito bonito. Todos conhecem o professor Cineas, que tem um jeito de ensinar fantástico, com um método diferenciado. E esse projeto vai permitir trabalhar com os professores formas de ensinar a Língua Portuguesa, tanto do estado, mas do município também, daqueles que cuidam do ensino infantil”, afirmou Regina Sousa.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

As oficinas terão enfoque no estudo da gramática normativa da Língua Portuguesa de forma prática e objetiva, atrelando as regras gramaticais ao uso social da língua, visando à capacitação dos docentes para melhorar o desempenho dos estudantes.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário da Seduc, Ellen Gera, ressaltou que o Governo do Estado, por meio da secretaria, vem investindo continuamente em capacitações para os professores com o principal objetivo de melhorar a aprendizagem dos estudantes.

“A rede estadual de educação tem investido muito na formação dos professores. Durante a pandemia, levamos essa formação, não só para os professores da rede estadual, mas também para as redes municipais. E, agora, estamos avançando, indo ao encontro do professor por mediação tecnológica e de forma presencial, com o professor Cineas Santos, vamos reforçar o aprendizado da linguagem, mais especificamente na gramática, que é fundamental para entendermos bem todo o conteúdo do nosso currículo. Então, o objetivo aqui é que possamos fazer um processo formativo, por meio de oficinas, com todos juntos trabalhando para que a gente possa ter um professor cada vez mais qualificado em sala de aula e quem ganha são nossos estudantes”, disse o gestor.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

De acordo com o professor Cineas Santos, o projeto percorrerá todo o Piauí trabalhando junto com os professores. “O que vou procurar fazer é mostrar ao professor que é preciso dar o mínimo de racionalidade à gramática para que o aluno não fique pensando como irá utilizar aquele conteúdo no seu dia a dia, como irá tirar proveito daquilo. Se conseguirmos fazer com que o aluno comece a questionar, a discutir alguma coisa sobre a gramática normativa, teremos cumprido nosso objetivo”, comentou.