Educação Piauí
Projeto oferece a alunos piauienses formação na área de tecnologia
Hoje, a iniciativa contempla 400 estudantes em duas escolas de ensino médio.
22/11/2022 11h10
Por: admin Fonte: Secom Piauí

A primeira turma formada por 103 alunos de escolas públicas da rede estadual de ensino que participaram de cursos gratuitos na área de informática básica recebeu, nesta terça-feira (22), em solenidade no Palácio de Karnak, os certificados de conclusão da Formação Básica em HTML e CSS e Primeiros Passos em Tecnologia. Os certificados foram entregues pela governadora Regina Sousa; pelo superintendente da Educação Básica da Seduc, Carlos Alberto Pereira; e por diretores do projeto e das empresas parceiras.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Os cursos foram oferecidos pelo Projeto Nau Digital, executado por meio da parceria do Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com a The Hub, que é o primeiro hub de tecnologia e inovação implantado no Piauí, e a Digital Innovation One (DIO), que é a maior plataforma de ensino para desenvolvedores de software da América Latina.

Os concludentes são alunos do Ceti Portal da Esperança, escola de tempo integral localizada na zona Leste de Teresina, local onde o projeto foi implantado inicialmente. O conteúdo foi incluído na grade curricular e as aulas foram realizadas a partir de abril deste ano. Hoje, a iniciativa contempla 400 estudantes em duas escolas de ensino médio.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

De acordo com o diretor do The Hub, Pedro Ângelo Veras, o grande objetivo do Nau Digital é fazer com que esses estudantes percebam uma possibilidade de carreira e entrem no mercado de tecnologia. Ele explica que nos primeiros cursos, os alunos são apresentados à tecnologia para que fiquem familiarizados com computação e informática e programação.

“Parte desses alunos já fizeram o segundo curso, que é o início da programação. Hoje, inclusive, estamos demonstrando sites desenvolvidos pelos participantes dos cursos. A ideia é que, avançando no projeto, o aluno já se torne programador e possa entrar nesse mercado de trabalho. Essa que hoje é a área com maior número de vagas de emprego abertas no mundo. Ou seja, eles entram no básico e têm oportunidade de sair com nível avançado de conhecimento nessa área”, completa Pedro Ângelo.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Segundo Sacha Aguiar, coordenadora do Nau Digital, foram certificados 93 alunos do Ceti Portal da Esperança no curso básico e outros nove estudantes que atingiram um grau mais avançado de conhecimento. Ela adianta que no próximo ano o projeto será expandido para outras escolas da rede estadual.

Um dos alunos formados por meio do projeto é Ruan Carlos, estudante do 1º ano do ensino médio do Ceti Portal da Esperança. “O curso foi uma oportunidade gigantesca em que pudemos aprender muita coisa, tanto com o conteúdo teórico, como com o prático. A formação nos permitiu entrar em todas as áreas, incluindo a interação e desenvolvimento de um site”, destacou Ruan, que falou que pretende continuar expandido os conhecimentos na área. “Mas já estou feliz em ter participado dessa primeira etapa”.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

A governadora Regina Sousa destacou que esse é um dos projetos que são apresentados ao governo e o Estado firma a parceria que dá certo. “O mercado de tecnologia está aberto, precisando de mão de obra e é uma oportunidade de renda. Com possibilidade da pessoa trabalhar de forma remota até para empresas de outros países. E aqui temos, por exemplo, nove alunos que estão recebendo certificado já em um estágio avançado em relação à formação. E tem que continuar, não pode parar por aqui. Tem que se tornar uma pessoa de referência na área de tecnologia, porque o mercado precisa”, ressaltou a gestora.

A diretora do Ceti, professora Socorro Magalhães, diz que a receptividade do curso foi grande, tanto é que iniciou em abril e os alunos já estão sendo certificados. “Os que finalizaram estão com um nível bom de conhecimento. E vamos continuar na segunda etapa do projeto, pois estamos sempre abertos a esse tipo de inovação”, completou a diretora.

Foto: Reprodução/Secom Piauí