22°C 30°C
Piripiri, PI
Publicidade

Comissão vai debater acesso aos medicamentos de combate ao câncer no SUS

Divulgação/Governo de São Paulo Paciente em tratamento no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo A Comissão Especial sobre combate ao Câncer ...

28/11/2022 às 11h35
Por: admin Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Paciente em tratamento no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)
Paciente em tratamento no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

A Comissão Especial sobre combate ao Câncer no Brasil realiza audiência pública nesta quarta-feira (30) para discutir o atraso na disponibilização dos medicamentos pelo Sistema Único de Saúde, após incorporação dos mesmos ao SUS.

Foram convidados para a audiência, entre outros, o defensor público da União Gabriel Oliveira; a fundadora da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, Joana Jeker; e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Bruno Silva Dalcomo.

O deputado Weliton Prado (Pros-MG), um dos autores do pedido de audiência, disse que um dos grandes entraves no enfrentamento ao câncer no Brasil é o financiamento do SUS.

"Apesar de ser um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo e garantir o acesso universal dos pacientes, sem discriminação, (o SUS) precisa de grandes e esperados avanços emergenciais, como atualização nos valores pagos para cada ciclo de tratamento de diferentes neoplasias e incorporações de novos procedimentos, medicamentos e tratamentos, razão pela qual o tema precisa ser discutido por esta Comissão", disse o deputado.

Hora e local
O debate será realizado às 14 horas, no plenário 6.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.