21°C 33°C
Piripiri, PI
Publicidade

Comissão debate aumento dos custos da internet no Ceará

Billy Boss/Câmara dos Deputados Danilo Forte: o Ceará terá a internet mais cara do país A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados rea...

28/11/2022 às 11h50
Por: admin Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Danilo Forte: o Ceará terá a internet mais cara do país - (Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados)
Danilo Forte: o Ceará terá a internet mais cara do país - (Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (30) sobre o tema "Reajuste de 70% para as caixas de terminação óptica (CTO's) e compartilhamento de postes pela Enel Ceará".

O deputado Danilo Forte (União-CE), que propôs a realização do debate, observou que a Enel, atual concessionária de energia elétrica do Ceará, também responsável pelo compartilhamento de postes no estado, promoveu aviso de cobrança em fevereiro de 2022, com novos valores relativos aos equipamentos no poste, onerando os provedores de internet em até seis vezes o valor pago atualmente.

"Esses valores que são pagos pelos provedores do Ceará já são conhecidos por serem elevados, em comparação ao que é praticado pelas demais concessionárias de energia elétrica", disse o deputado.

Ainda segundo o deputado, os provedores arcam mensalmente com o maior valor por ponto de fixação (poste) do país (R$ 14,00), sendo que as Prestadoras de Pequeno Porte Cearenses – PPPs – são responsáveis pelo provimento da conexão de 70 % do estado.

"O Ceará, que é hub de conectividade, com a cobrança surpresa promovida pela Enel cearense, poderá sofrer com a falta da prestação do serviço de fácil acesso, com preços razoáveis e terá a internet mais cara do país", disse Danilo Forte.

Debatedores
Confirmaram presença no debate o  conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Vicente Aquino; e o presidente executivo da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp), Luiz Henrique Barbosa da Silva.

Hora e local
A audiência será realizada no plenário 14, às 9 horas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.