22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

Coordenadoria das Mulheres realizará com homens ações de prevenção à violência contra a mulher

Coordenadoria das Mulheres realizarar espaços de reflexão com os homens para sensibilizá-los da importância do fim da violência contra a mulher.

28/11/2022 às 12h15
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM), em alusão à campanha 16 Dias de Ativismo Nem Mais um Minuto de Silêncio, e campanha Laço Branco irá realizar o Workshop  “E nós, homens, porque nos engajarmos no enfrentamento à violência contra a mulher?”, no dia 6 de dezembro, às 9h, no auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI).

Para dialogar sobre a temática dos homens contribuírem diretamente no enfrentamento à violência contra a mulher foram convidados o e Mestre em Antropologia, Marcos Paulo Magalhães, o Mestre em Sociologia e Delegado de Polícia Civil, João Marcelo Brasileiro, e o jornalista e idealizador do projeto social Coisa de Homem, Yako Guerra. O evento será mediado pela Coordenadoria das Mulheres.

A campanha Laço Branco tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Monteral, Canadá. Ele ordenou que os homens (aproximadamente 48) se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres gritando “vocês são todas feministas?”, ele começou a atirar enfurecidamente e assassinou 14 mulheres, à queima roupa.

Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema “jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência. Nas duas últimas décadas, a campanha já foi implementada em diferentes países. No Brasil, o lançamento oficial da campanha foi realizado em 2001.

A Coordenadoria das Mulheres, durante os 16 Dias de Ativismo, tem desenvolvido ações e projetos durante o mês de novembro na capital e municípios com a finalidade de sensibilizar a sociedade civil para o fim da violência contra a mulher.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.