21°C 32°C
Piripiri, PI
Publicidade

Comissão debate novas regras para importação de cacau produzido na Costa do Marfim

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Domingos Sávio aponta risco fitossanitário com novas regras A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimen...

07/12/2022 às 21h20
Por: admin Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Domingos Sávio aponta risco fitossanitário com novas regras - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Domingos Sávio aponta risco fitossanitário com novas regras - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural promove audiência pública nesta quinta-feira (8) para debater instrução normativa do Ministério da Agricultura que estabelece novas regras para a importação de amêndoas fermentadas e secas de cacau produzidas na Costa do Marfim.

O pedido para realização do debate foi apresentado pelo deputado Domingos Sávio (PL-MG). Ele aponta riscos para a produção de cacau brasileiro uma vez que ao atualizar esses requisitos, o ministério eliminou o tratamento com brometo de metila das amêndoas, o que controlava pragas comuns na África e que podem contaminar as plantações no Brasil, até mesmo de outras culturas. Ele também reclama que a pasta tomou a decisão sem ouvir o produtor nacional. "Ao mesmo tempo, a norma trouxe graves riscos fitossanitários para as plantações nacionais, o mercado interno e o bem-estar da população brasileira", alertou o deputado.

Foram convidados para o debate, entre outros:

  • representante do Ministério da Agricultura;
  • a presidente Associação Nacional dos Produtores de Cacau, Vanuza Lima Barroso; e
  • o professor da Universidade Estadual de Santa Cruz Jadergudson Pereira.

Confira a lista completa de convidados.

A reunião ocorre no plenário 4, às 14h30.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.