22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Comissão de Educação debate criação do Dia Nacional do Artista Vidreiro

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vai promover audiência pública na segunda-feira (12), às 10h, para discutir a criação do Dia Naciona...

08/12/2022 às 10h30
Por: admin Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
O senador Flávio Arns é o autor do pedido de audiência pública - Waldemir Barreto/Agência Senado
O senador Flávio Arns é o autor do pedido de audiência pública - Waldemir Barreto/Agência Senado

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vai promover audiência pública na segunda-feira (12), às 10h, para discutir a criação do Dia Nacional do Artista Vidreiro. O requerimento para o debate foi apresentado pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR), autor do Projeto de Lei (PL) 2.504/2022, que sugere a instituição da data. 

Pelo projeto, o senador sugere que se comemore o Dia Nacional do Artista Vidreiro em 21 de junho. De acordo com ele, a data lembra a inauguração do inédito Salão de Artes em Vidro Brasil 2022, nas dependências do Museu Municipal de Arte (MuMA) em Curitiba.  

Na justificativa da matéria, Flávio Arns argumenta que existem no Brasil incontáveis artistas que desenvolvem obras de arte em vidro. Segundo ele, em Curitiba e na região metropolitana do Paraná, vários artistas vidreiros e grupos de artistas se destacam no cenário nacional e internacional. Ele informou que há mais de 13 anos foi criado na capital do estado o primeiro Grupo de Artistas Videiros do Brasil, com incontáveis e bem-sucedidas exposições e mostras pelo Brasil, e com intervenções urbanas em Curitiba, como a que existe na confluência da Rua Mateus Leme e Roberto Barroso. 

“Também lá reside a reconhecida artista vidreira internacional Désirèe Sessegolo, nascida em Curitiba, com exposições no Italian Glass Week realizado em Veneza, Itália. Este ano será a sua quinta participação consecutiva. Honrando em muito sua cidade natal, seu estado, o Paraná, e sua terra, o Brasil”, acrescenta Arns no projeto. 

A própria artista Désirèe Sessegolo foi uma das convidadas para participar da audiência. Além dela, devem participar a artista vidreira Mariana Gomes Buarque de Gusmão e a artista e pesquisadora Regina Lara Silveira Mello. 

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e?Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.