O compromisso da alfabetização de todas as crianças na idade certa, matriculadas na rede pública de ensino, foi reafirmado nesta sexta-feira (13) entre a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) e as entidades Associação Piauiense de Municípios (APPM) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI).
Para a plena execução do programa PRO Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) foi assinada uma carta compromisso junto ao prefeito do município de Caridade do Piauí, Toninho de Caridade, presidente da APPM, consolidando o regime de colaboração entre Estado e municípios.
No encontro, a coordenadora estadual do programa, Gabriela Oliveira, apresentou a organização e a estrutura das etapas de formação e execução do ciclo de alfabetização e da educação infantil e reforçou o engajamento dos municípios no programa.
“A APPM tem um papel importante de articulação com os municípios para que todos possam estar abertos aos diálogos com o Estado, mobilizar os prefeitos para implementar as ações do programa e validar o nosso trabalho à frente dos municípios”, enfatizou Gabriela.
O PPAIC, lançado em 2021, se consolidou ao longo de um ano como a maior iniciativa em regime de colaboração da história do Piauí. Entre as principais ações implementadas, destacam-se as formações continuadas de professores e gestores escolares, a distribuição de Material Didático Complementar (MDC), assessoria técnica e pedagógica aos municípios e a expansão do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) para alunos do 2º. e 5º. anos do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais de ensino.
Durante a cerimônia, o prefeito Toninho de Caridade destacou a importância de renovar a adesão dos municípios nas metas de alfabetização do Estado. “A APPM mantém disponível todo o seu núcleo de educação para dialogar com os gestores municipais mostrando a importância desta cooperação com o Estado e ao mesmo tempo trazer resultados para o Piauí. Além da importância de qualificar a sua equipe e os estudantes há o fator da captação de recursos e o incremento como o ICMS Educação para o seu município. Portanto, esta cooperação entre os entes é importante para que possamos avançar juntos nos índices educacionais na base do ensino infantil”, pontuou o prefeito.
O Piauí é referência para outros estados quanto à execução do regime de colaboração junto a parceiros externos à educação e para a implementação do programa de alfabetização. Por este reconhecimento uma equipe de articuladores e da comunicação da Associação Bem Comum estão no Piauí registrando a execução das ações e visitas às escolas. A iniciativa é co-financiada pela Fundação Lemann e Instituto Natura e gerida pela Associação Bem Comum.
Participaram também do encontro Manoel Portela, prefeito do município de Aroazes, e Erica Graziela, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI) e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão.