O Secretário Estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, participou na manhã desta terça-feira (17/01), de um encontro com as forças segurança em Piripiri, no Norte do estado. Participaram da reunião, representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além do comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, delegado-geral de Polícia Civil, Luccy Keiko, Superintende de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, Coordenadora da Força Estadual de Segurança, coronel Júlia Beatriz, dentre outros policiais civis e miliares.
Durante o encontro foi realizado uma avaliação da primeira quinzena de operações especiais integradas. “Estamos fazendo uma avaliação dos primeiros 15 dias de ações e podemos adiantar que a Polícia Militar intensificará ainda mais o policiamento ostensivo, com realizações de blitzen e operações estratégicas na região”, avaliou o comandante.
Para delegado-geral, Luccy Keiko, os primeiros resultados estão sendo positivos e a prática servirá como exemplo para outros municípios piauienses. “Esse será o objetivo do nosso trabalho, envolver todos os atores no enfrentamento a criminalidade, aqui em Piripiri já vem dando certo, estamos há vários dias sem nenhuma ocorrência de morte violenta, com várias prisões realizadas. A ideia é se estender, de acordo com a necessidade, para outros municípios”, explicou Keiko.
A Secretaria enviou efetivo da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) para realização de operações especiais na cidade desde o último dia (03/01). “Estabelecemos este esforço concentrado com o objetivo de devolver a sensação de segurança para os piripirienses, no combate a criminalidade e estamos conseguindo. Os números nos mostra uma redução. Neste ano, na cidade foi registrado apenas um homicídio, ou seja, estamos há 15 dias sem registro de morte em Piripiri”, disse o secretário Chico Lucas.
Ainda segundo o gestor, o próximo passo será a criação de uma Delegacia de Combate ao Crime Organizado. “Os policiais permanecerão por mais um tempo, mas o nosso objetivo é criar uma Delegacia de Combate ao Crime Organizado, para repreender tráfico de drogas e outros crimes”, finalizou.