22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Rafael Fonteles participa de reunião de governadores com Lula e entrega projetos de investimentos no Piauí

Governador entregou documento em que aponta as três principais ações prioritárias do Estado para 2023.

27/01/2023 às 18h05
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O governador Rafael Fonteles participou nesta sexta-feira de reunião dos governadores dos 27 Estados com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante a reunião, ele entregou ao presidente um documento apontando as três principais ações prioritárias do Piauí para 2023 e que precisam de recursos federais.

Depois da reunião, os governadores participaram de um almoço com Lula. Rafael postou nas redes sociais um vídeo em que aparece com o ministro do Desenvolvimento Social, ex-governador Wellington Dias. Ele fala da reunião e do almoço com Lula e destaca a retomada do diálogo entre os Estados e o Executivo como passo fundamental para a reconstrução e retomada do crescimento do país.

“Celebrando a volta do diálogo federativo. Vários ministros, todos os governadores – enfim, juntos teremos as soluções para os problemas do Brasil nesse esforço de união e reconstrução do país”, diz Rafael Fonteles no vídeo. Os investimentos solicitados pelo governador ao presidente Lula são para rodovias, infraestrutura hídrica e retomada de obras federais paralisadas ou início de novas.

Os projetos de infraestrutura formam o Intermodal do Vale do Parnaíba, que compreende a interligação de rodovias da região dos Cerrados, a hidrovia do Parnaíba, a ferrovia Teresina Luís Correia e o Porto de Luís Correia, num grande projeto de integração do Sul e do Norte do Piaui. A escolha de três ações mais importantes de cada Estado foi um pedido de Lula feito aos 27 governadores ainda antes de assumir a Presidência.

A intenção é que a União atenda cada Unidade da Federação naquilo considerado mais impactante e que ajude a trazer desenvolvimento para o país e os Estados, e benefícios concretos para a população brasileira. Antes da reunião com Lula, ainda na quinta-feira, Rafael participou de reuniões com vários ministros em Brasília – entre eles, Fernando Haddad (Fazenda) – para discutir projetos para o Piauí.

“Reforçamos a importância do apoio do Governo Federal para a execução dessas obras, que trarão grande impacto na geração de riqueza, de empregos, ajudando a aumentar o PIB e resolvendo alguns gargalos no setor produtivo do Piauí”, disse o governador Rafael Fonteles.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.