Escolas e gerências regionais da rede estadual de educação estão vivenciando, desde a última segunda-feira (23), uma maratona de formações, com apoio de técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Tudo voltado para o início do ano letivo de 2023. Dentro da programação, na quinta-feira (26) e sexta-feira (27), as Gerências Regionais de Educação (GRE´s) realizaram encontros pedagógicos nas escolas para alinhar programas e projetos.
A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta, explica que a Secretaria, por meio de sua superintendência e diretorias de ensino, organizou duas semanas de formação intensiva com vistas ao início do ano letivo de 2023, com previsão de início para o dia 6 de fevereiro.
“Entre os dias 23 e 25 de janeiro aconteceram as formações híbridas, com público presencial e on-line, entre as equipes das superintendências, diretoria de ensino e os gestores regionais. Nos 26 a 27 de janeiro, as gerências realizaram um desdobramento do que apresentamos com as escolas de sua jurisdição. A Semana Pedagógica será realizada no núcleo escolar de 30 de janeiro até 3 de fevereiro”, destaca a diretora.
A gerente da 19ª GRE, Marlene Silva, afirma que a formação contou com a participação da dupla gestora de todas as escolas da zona Sul de Teresina. “Nós escalamos os técnicos que irão participar das formações nas escolas. A orientação repassada foi que a Semana Pedagógica deve ser voltada não apenas para os professores, mas para todos os servidores da escola, desde o agente de portaria, que é o cartão de visita da escola, que é quem recepciona os alunos, até o servidor que prepara a merenda escolar”, observa a gerente.
Os encontros semana abordaram temas como calendário escolar, recursos, orientações das disciplinas eletivas, trilhas e itinerários formativos do novo ensino médio, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), currículo, diversidade, educação especial, cardápio da merenda escolar, Pré-Enem, Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI).
A gerente da 1ª GRE de Parnaíba, Aurilene Vieira, informa que o encontro trouxe todo um panorama dos programas que a Seduc hoje desenvolve nas escolas e com expectativa positiva para o início do ano letivo de 2023. “Compartilhamos todas as orientações para que gestores e coordenadores escolares possam, a partir de segunda-feira (30), iniciar a semana pedagógica nas escolas com segurança e apoio técnico da 1ª GRE”, disse. O superintendente de Educação Básica, Antônio Amaral, também participou da formação em Parnaíba.
Já o superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA), Paulo Henrique Pinheiro, levou a Campo Maior a mensagem do secretário da Educação, Washington Bandeira, sobre a necessidade de um planejamento participativo e integrado ao Programa de Governo.
“Visitei, nesta sexta-feira (27), o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cândido Borges Castelo Branco, em Campo Maior, para participar da reunião pedagógica da 5ª GRE, com diretores e diretoras de Campo Maior, Sigefredo Pacheco, Boqueirão, Nazaré do Piauí e Jatobá do Piauí. A professora e gerente da GRE, Lucimary Medeiros, conduziu os trabalhos focados nas metas educacionais estabelecidas no Programa de Governo do governador Rafael Fonteles”, relatou o superintendente.
A professora Regiane Aires, atualmente na coordenação pedagógica integrando a equipe do CEEP de Floriano, parabeniza a Seduc e a 10ª GRE pela Semana Pedagógica. “Eu quero aqui parabenizar a equipe da 10ª GRE pelo excelente trabalho desenvolvido na semana pedagógica, foram momentos de muito aprendizado, momentos esclarecedores, importantes para esse início de ano letivo ”, ressaltou.