As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), exclusivamente pela internet, iniciam nesta quinta-feira (16). A entrada no sistema de inscrição é realizada com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no Gov.br. Todo o passo a passo está disponível na página:acessounico.mec.gov.br/sisu. Os candidatos têm até o dia de 24 de fevereiro para efetuar a inscrição. O resultado do Sisu 2023 será publicado no dia 28 de fevereiro.
Para melhor orientar e esclarecer as principais dúvidas dos estudantes que fizeram o Enem em 2022, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, nesta quarta-feira (15), mais uma edição da live Plantão Pré-Sisu, organizada pela equipe do Pré-Enem Seduc. “São dicas importantes sobre como pegar o seu desempenho, a nota de corte do curso que o estudante pretende ingressar, olhar o peso de cada curso e onde se encaixa mais para que ele possa conseguir com mais segurança o acesso à universidade”, explica Viviane Carvalhedo, superintendente de Ensino Superior da Seduc.
O quarto e último programa do Plantão Pré-Sisu será transmitido pelo Canal Educação, a partir das 20h30, por meio do link:www.youtube.com/live/DG52PN1FXms?feature=share
Sisu
O Sisu reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.
No momento em que o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo. No ato da inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.
Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. É importante ficar atento também aos prazos para manifestar interesse em participar da lista de espera.
As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas conforme determinação da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e ainda de acordo com as políticas e ações afirmativas que podem ser adotadas por instituições públicas de ensino superior, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda o perfil indicado pela instituição. De acordo com as especificações da instituição, o sistema faz, automaticamente, o cálculo e gera uma nova nota, que é apresentada ao candidato.