Educação Piauí
Estudantes do Ceti Dirceu Mendes Arcoverde celebram aprovações para as universidades
A aluna Tainá Rodrigues alcançou uma vaga para Comunicação Social e Empreendedorismo na Universidade La Verne, na Califórnia (EUA).
03/03/2023 15h10
Por: admin Fonte: Secom Piauí

Olhares e sorrisos repletos de muito orgulho e gratidão transpareceram por todos os estudantes, educadores e pais, durante a manhã dessa sexta-feira (3) no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Dirceu Mendes Arcoverde, localizado no Bairro Morada do Sol. Mais conhecido como Colégio da Polícia Militar do Piauí (PM/PI). Referência em disciplina e em qualidade na Educação ofertada, o espaço educacional contabiliza 27 alunos aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2023.

Continua após a publicidade
Alunos do Colégio Militar de Teresina aprovados no SiSU

Um exemplo de filho e estudante, o jovem João Victor Carvalho soma 4 conquistas alcançadas para o Ensino Superior. Sua primeira aprovação foi para Engenharia Mecânica na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em seguida foi aprovado em 1º lugar para Análise de Software no Instituto Federal do Piauí (IFPI) e agora, com o Sisu, ele alcançou a aprovação no curso de seus sonhos, Engenharia Mecatrônica na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ele também foi chamado pela Universidade Estadual de Campinas para cursar Análise de Sistemas, por suas medalhas conquistadas em Olimpíadas como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), enchendo de orgulho aos seus pais, familiares, professores e amigos.

“A minha preparação foi baseada principalmente na resiliência, pois algumas vezes você não tem motivação e o que essa escola me trouxe de verdade foi a disciplina. A disciplina como cidadão, a disciplina como estudante e isso me moldou para que eu conseguisse buscar os meus sonhos. Foquei para as olimpíadas, tanto a Astronomia, como a de Ciências e a de Matemática, que me ajudaram muito a parte do meu conhecimento e aplicar isso no dia a dia na escola. Essa conquista é fruto do apoio da minha família, de tudo que a escola me proporcionou, os meus professores, que tive o prazer de encontrar nessa jornada. E eu agradeço muito a Deus pela oportunidade que estou tendo”, declara João Victor em meio a celebração.

Escola Militar conseguiu bons resultados no ENEM

Os pais de João Victor são professores de escola pública e não mediram esforços em incentivar a educação de seu filho para que ele obtivesse esses resultados. “Me sinto muito orgulhosa em ver meu filho galgar esses resultados brilhantes. São 4 cursos alcançados. Nós incentivamos, levamos para fazer provas e fazemos o que há de melhor como pais, apoiá-lo naquilo que ele deseja fazer. Somos professores de escola pública e nós acreditamos em uma Educação Pública de qualidade e que faz a diferença. Hoje eu sou mestre em Educação. Estudei toda a minha vida em escola pública e é um orgulho para mim fazer parte disso, tanto como professora, como ver o nosso filho na escola pública alcançando bons resultados”, enfatiza a mãe de João Victor, Silmaria Carvalho. No dia 13 de março, o estudante vai representar o Piauí na seletiva da Olimpíada Internacional de Astronomia, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Secretários Washington Bandeira (Educação) e Carlos Augusto (Justiça) em visita à Escola Militar

Tainá Rodrigues alcançou uma vaga para Comunicação Social e Empreendedorismo na Universidade La Verne, na Califórnia (EUA). Ela revela que sempre foi seu sonho estudar fora e agora tem motivos de sobra para comemorar. “Meu sonho sempre foi estudar fora. Meus estudos eram bem puxados, sempre tive ajuda dos professores daqui, principalmente da minha professora de Inglês que me orientou bastante. Como eu não tinha condições de bancar cursinhos, eu foquei em estudar em casa, durante a noite. Até que passei no processo seletivo da Universidade de La Verne na Califórnia”, conta.

Para o aluno Hian Kaik, que passou para Educação Física na Universidade Federal do Piauí (UFPI), mesmo com a rotina puxada dos estudos no Ensino Médio, o jovem nunca desistiu de focar nos seus objetivos. “A escola foi uma das bases que mais me ajudou na preparação para o Enem, por ter nos incentivado bastante, nos proporcionando uma rotina firme de estudos. Mantive o meu foco e segui com os meus objetivos para alcançar esse resultado”, disse.

Ana Cristina, que alcançou a aprovação no curso de Medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI), revela que a escola também foi um importante auxílio para sua conquista. “A escola foi um norte essencial para que eu obtivesse esse resultado. Foquei nas olimpíadas, nos estudos em casa e hoje só tenho a agradecer por tudo que alcancei e tudo que me foi proporcionado aqui, revela a estudante, que é medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Para parabenizar os estudantes da escola pelo ótimo desempenho, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, visitou o CETI e teve a oportunidade de conhecer a escola com a presença do secretário de Justiça, coronel Carlos Augusto; do Superintendente de Educação Básica, Antônio Amaral; do coordenador das escolas de Tempo Integral, Alberto Machado; da diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Maria José Mendes; da gerente da 20ª Gerência Regional de Educação (GRE), Luisa Vieira; além da gestão escolar, professores e estudantes.

O secretário de Educação parabenizou os estudantes e enfatizou que os alunos das escolas de Tempo Integral têm sido destaque entre as aprovações.  “Estamos muito orgulhosos pela conquista dos nossos estudantes. Vocês são os grandes protagonistas da escola e acreditam que a Educação tem esse poder transformador. As escolas de Tempo Integral têm demonstrado excelentes resultados e contribuem bastante para essas aprovações. É por isso que pretendemos multiplicar o número desse modelo de escolas no nosso Estado”, elogiou.

O colégio também se destaca no IDEB, com pontuação 6,1, acima da média nacional, sendo 1º lugar do estado e 9° do país. “Temos a honra de entregar às universidades públicas dezenas dos nossos alunos na primeira chamada do SISU e esperamos muito mais nas próximas. Temos a certeza de que terão um futuro promissor. Agradecemos aos professores que muito contribuíram e à Seduc com seus projetos e programas inovadores. Hoje estamos colhendo os frutos de todo esse esforço e dedicação depositados na Educação”, destaca a diretora capitã Eliz Regina.

Secretário Washington Bandeira com alunos da Escola Militar