O superintendente de Gestão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Rodrigo Torres, e a diretora da Unidade de Planejamento, Ana Célia, se reuniram com membros do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão federal responsável pelos dados educacionais, para dialogar acerca da logística do Censo Escolar 2023. Durante o encontro, foram apresentados os dados e históricos do Piauí nos últimos anos na pesquisa.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. Com o entendimento e aprofundamento das informações estatísticas, é possível trabalhar para a construção de um planejamento estratégico que seja assertivo no avanço contínuo dos índices educacionais.
De acordo com o superintendente de Gestão, as equipes dialogaram sobre o funcionamento do censo para o ano de 2023, os desafios que o Piauí ainda possui para o preenchimento das informações, bem como os repasses de recursos federais para organização da pesquisa, não só na rede estadual de ensino, mas também junto à coordenação que o Estado possui frente aos municípios.
“Com esse conjunto de informações, esperamos ter um censo com dados fidedignos, refletindo qual a realidade da educação piauiense. É a partir destas informações do Censo Escolar que nós conseguimos melhorar as políticas de educação e que são estabelecidos os parâmetros de repasses de financiamento. Também é por meio desses dados consolidados que conseguimos mensurar o desempenho dos nossos alunos ao longo dos anos, se estão progredindo de série ou se estão repetindo de ano”, aponta Rodrigo Torres.