Educação Piauí
Seduc realiza Encontro Regional com dirigentes municipais para discutir políticas educacionais em Corrente
O momento contou com três oficinas para discussões em torno das atividades práticas, abordando temas sobre diversidade, inclusão e equidade.
22/03/2023 14h40
Por: admin Fonte: Secom Piauí

Com a proposta de proporcionar a oportunidade de analisar o cenário educacional dos municípios, desenvolver um planejamento com foco nas melhorias do processo de aprendizagem e fortalecer o regime de colaboração, a 15ª Gerência Regional da Educação (GRE), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), reuniu dirigentes municipais, equipes da regional e municipais do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) para o I Encontro Regional para Dirigentes Municipais. O evento aconteceu no município de Corrente, com foco no diálogo sobre as políticas educacionais que envolvem o processo de aprendizagem e alfabetização.

Continua após a publicidade

O evento contou com a apresentação dos resultados das avaliações externas tais como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) e Avaliação de Fluência para análise e discussão dos índices que revelam o cenário da aprendizagem nos municípios e apontam as habilidades que precisarão ser desenvolvidas nos alunos apoiando o planejamento dos professores e as orientações das redes com foco nas melhorias.

Na abertura do encontro, a gerente regional da 15ª GRE, professora Fabiana Nunes, fez um discurso reforçando a importância do evento e enfatizou o Regime de Colaboração entre os entes federativos e municipais. “Destaco que o PPAIC é um dos maiores programas de regime de Colaboração com os municípios. O nosso objetivo é oferecer todo o apoio necessário para atender a realidade das escolas e garantir êxito no processo de alfabetização”, declara.

Representando a coordenação estadual do PPAIC, estiveram presentes o Coordenador Estadual Adjunto do PPAIC, o professor Cleverson Moreira; e a Coordenadora Interina do eixo de Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar, Jucilene de Sousa.

“A alfabetização de crianças continua sendo um grande desafio e esse é o nosso tempo e o tempo das nossas crianças, não há como retroceder ou esperar, é preciso agir agora. As políticas públicas em educação, clamam por ações mais efetivas e que todos se comprometam com a educação”, afirmou o professor Cleverson.

O momento contou com três oficinas para discussões em torno das atividades práticas, conduzidas por Elem Joanne, Cícero Rocha e Karina Rocha, abordando temas sobre diversidade, inclusão e equidade, além de uma palestra com a professora Isabel Gomes, especialista em História Cultura Afro-brasileira e Gestão Pública Municipal, tratando da Educação Étnico Racial.

Durante a palestra, ela acrescentou a citação do ex-presidente da República Tancredo Neves para enfatizar o foco do trabalho na alfabetização na idade certa. “A criança é a nossa mais rica matéria-prima. Abandoná-la à sua própria sorte ou desassisti-la em suas necessidades de proteção e amparo é crime de lesa-pátria”, cita ela.