Por conta das fortes chuvas que têm caído na região nas últimas 24hs, o nível do Rio Longá subiu mais de 50 centímetros e aumentou o número de famílias ribeirinhas desabrigadas devido a enchente.
Segundo a Defesa Civil Municipal, até o momento Esperantina têm 50 pessoas desabrigadas por causa das chuvas. São no total de 15 famílias, sendo que 13 famílias estão alojadas em três escolas do município e 02 famílias optaram por se abrigar em casas de familiares. Os bairros mais afetados são: Batista de Amorim, Pedreiras, Nova Esperança e Beira Rio.
O Rio Longá em Esperantina registrou, até as 15hs da última terça-feira (04), a marca de 7,85m acima do leito normal e se aproxima dos 8 metros, permanecendo na cota de inundação.
A água da chuva que caiu na noite passada ficou represada no dique de contenção do cais, que fica às margens do Rio Longá, e invadiu algumas residências, obrigando os moradores a saírem da zona de alagamento.
MAIS CHUVAS
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve, nesta terça, os dois alertas de chuvas intensas para quase todos municípios do Estado do Piauí.
O alerta laranja, de perigo, prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100mm/dia, com ventos intensos que podem atingir entre 60 a 100km/h para os municípios do norte piauiense. O alerta amarelo, de perigo em potencial, é válido para as demais regiões e prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50mm/dia e ventos intensos entre 40 a 60 km/h. O risco de corte de energia e alagamentos é baixo.