A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o objetivo de prevenir e combater a prática de bullying nas escolas, mobilizou as escolas das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) para a realização da Semana Presente, que tem como desenvolvimento o Projeto de Combate ao Bullying e Cyberbullying. O evento acontecerá do dia 10 ao dia 14 de abril e todas as escolas do estado.
A Semana Presente é um movimento que busca agregar a mobilização da comunidade escolar e local, através de atividades de lúdicas, de acolhimento, associadas à didática-pedagógica, que favoreçam momentos de interação para melhor aproveitamento acadêmico, a fim de promover uma convivência saudável no ambiente escolar. O movimento envolverá núcleo gestor, pais, docentes, discentes, funcionários, conselhos escolares e o Comitê de Mediação de Conflito Escolar que, democraticamente, parte do planejamento e das ações realizadas nos colégios.
Dentre os objetivos da ação estão realizar debates sobre bullying, visando à convivência harmônica na escola e na comunidade, promovendo um ambiente escolar seguro e sadio, incentivando a tolerância e o respeito mútuo. Além de orientar pais e familiares sobre como proceder diante da prática de bullying e auxiliar, orientar e encaminhar vítimas e agressores para a rede de serviços sociais, sempre que necessário.
A Semana Presente do projeto de Combate ao Bullying e Cyberbullying terá uma cerimônia de abertura na próxima segunda-feira (10) em cada unidade escolar e com a participação, por meio de vídeos gravados, do Secretário de Educação, Washington Bandeira, da superintendente de Ensino Superior, Viviane Carvalhedo, e da diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) da Seduc, Ana Rejane Barros. Os vídeos também serão veiculados pelo Canal Educação.
A programação terá atividades que incentivem a sensibilização dos alunos contra o bullying e o cyberbullying, como a exibição de filmes, palestras, rodas de conversa, dinâmicas, apresentação de peças teatrais, música, poesia, dentre outros que abordem essa temática.
A Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, destaca o trabalho feito pelos profissionais da Seduc, que possuem uma ligação direta com os estudantes e com a comunidade escolar na prevenção e identificação de casos. “A Seduc está conectada com a agenda do clima escolar, ou seja, com as situações relacionadas à violência, importunação, bullying nas escolas. Nós já desenvolvemos um trabalho com as equipes multiprofissionais que incluem psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, seja aqui no órgão sede, bem como em todas as Gerências Regionais. São profissionais capacitados e que tem uma relação direta com o pelotão escolar e com a rede protetiva para notificação de casos e registro de boletins de ocorrência, caso necessário. Além disso, temos uma agenda através do Canal Educação, que é o Estudar pode ser leve, onde a gente trabalha os temas relacionados à violência, bullying e também sobre protagonismo estudantil como uma ação de prevenção”, esclarece Viviane.