21°C 32°C
Piripiri, PI
Publicidade

Piauí: Estado já distribuiu mais de 590 mil doses de vacina contra Covid-19 para os municípios

Números são do vacinômetro, sistema abastecido pelos municípios a medida que vão executando a vacinação

05/04/2021 às 19h35
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

Segundo dados registrados pelos municípios piauienses no Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), até esta segunda-feira (5), o Governo do Piauí distribuiu 591.130 doses de vacina contra a Covid-19 para seus municípios. Os números refletem o trabalho do Estado por meio da Secretaria a fim de garantir a chegada das doses enviadas pelo Ministério da Saúde para os municípios no menor tempo possível, permitindo, assim, que a vacinação aconteça rapidamente.

Este total corresponde ao envio para os municípios de 100% das primeiras doses a fim de que sejam vacinados grupos como os quilombolas, idosos com 90 anos ou mais, pessoas idosas (60 anos ou mais) residentes em instituições de longa permanência, pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência institucionalizadas, indígenas, faixa etárias de 85 a 89 anos, 80 a 84 anos, 75 a 79 anos, 70 a 74 anos. A vacinação destes públicos-alvo é de competência de cada um dos municípios que preenchem os dados do Vacinômetro, conforme os imunizantes são aplicados.

Herlon Guimarães, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, destaca que a vacinação é essencial para reverter a situação de todo o país na questão do avanço da pandemia. “Estamos iniciando a semana com os municípios sendo abastecidos de vacina, que chegaram neste último fim de semana, para dar continuidade ao processo de vacinação e cada vez mais imunizar nossa população. Entretanto, precisamos que todos entendam que ainda é necessário manter os cuidados e medidas de higiene e distanciamento. A vacina está chegando, mas ainda em quantidades pequenas, por isso, precisamos trabalhar juntos para ter sucesso no enfrentamento à pandemia”, explicou.

O superintendente destaca também a necessidade do registro de dados por parte dos municípios de forma contínua, para que os dados sigam fielmente a realidade daquilo que vem sendo feito no estado na imunização contra a Covid-19.

A nova etapa de vacinação, com as doses que chegaram nesse fim de semana, atende uma porcentagem pequena do público de 65 a 69 anos, dando continuidade às primeiras doses deste grupo, forças armadas, de salvamento e segurança. “Nós recebemos orientações do Ministério da Saúde sobre como deve acontecer a vacinação e os Comandos de Polícias devem seguir rigorosamente essas orientações”, explica Herlon Guimarães.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.