O superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (Suetpeja) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Paulo Henrique Pinheiro, dialogou, nesta segunda-feira (8), na sede da Seduc, com representantes do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja). O objetivo é firmar um convênio para a qualificação de pessoas para atuarem em apoio às fazendas produtoras de soja, milho e feijão da região sul do estado.
O superintendente explicou que o Sest/Senat e a Aprosoja, por meio da parceria com a Seduc, irão colaborar para qualificar estudantes profissionalmente para o mercado de trabalho com cursos técnicos. “Estamos estruturando um projeto de parceria para cursos de Operador de Máquina, Manutenção de Máquina, Operador de Defensivo Agrícola, Transporte e Armazenagem de Grãos a serem ofertados nas regiões onde há o desenvolvimento do agronegócio para possibilitar a qualificação profissional, porque há a carência de profissionais nessa área. Então, por orientação do governador Rafael Fonteles e do nosso secretário Washington Bandeira, nós fizemos essa reunião e daqui a duas semanas haverá uma segunda rodada de negociação para apresentar os termos de convênio e parceria para começarmos esses cursos na região”, detalhou Paulo Henrique.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça que a expansão do curso profissional e técnico é uma das principais metas do Governo do Estado para a educação. “Estamos planejando ações concretas quanto à realização das nossas metas que são muito claras: expandir o número de matrículas no ensino profissional e técnico voltado para as vocações produtivas do nosso estado. Queremos melhorar o fluxo dos nossos alunos para os cursos técnicos e qualificá-los para o mercado de trabalho”, finalizou o gestor.
Os parceiros
A Aprosoja Brasil é uma entidade representativa de classe sem fins lucrativos, constituída por produtores rurais ligados à cultura de soja. Seu objetivo central é unir e valorizar a classe, garantindo a competitividade e a sustentabilidade da produção de soja no Brasil.
Já o Sest/Senat oferece cursos especializados, presenciais e a distância, nas mais diversas áreas de conhecimento, da operação à gestão dos negócios, utilizando metodologias inovadoras de ensino e equipamentos tecnológicos que tornam a aprendizagem mais dinâmica e interessante.