23°C 28°C
Piripiri, PI
Publicidade

Edital da Fundação Cultural Palmares pode beneficiar mulheres negras do Piauí

Público-alvo da chamada pública são artistas quilombolas e de áreas de vulnerabilidade social.

01/06/2023 às 13h25
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Mulheres negras piauienses que tenham projetos culturais poderão concorrer ao Prêmio Palmares de Arte da Fundação Cultural Palmares (FCP), lançado no último dia 29 de maio. O chamamento é nacional e até 40 projetos podem ser contemplados. A prioridade são artistas quilombolas ou que atuem em áreas de vulnerabilidade social.

Está sendo disponibilizado um recurso de R$ 600 mil. Na prática, cada projeto escolhido receberá R$ 15 mil. Esses projetos devem ser cadastrados em um dos seguintes segmentos: artesanato, música, dança, leitura, escrita e oralidade: mitos, narrativas folclóricas e culinária tradicional.

O Prêmio Palmares de Arte está em sua terceira edição e tem como objetivo fortalecer a cultura afro-brasileira, dar visibilidade às iniciativas artísticas protagonizadas por pessoas negras e incentivar a participação da população negra na construção, execução e avaliação de projetos culturais.

A coordenadora de Educação e Cultura da Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi), Erika Ruth Melo, explicou que é importante que as mulheres participem desse tipo de chamada pública. “Além de valorizar a nossa cultura local, especialmente as suas faces de matriz africana, também é uma via de ampliação de orçamentos. Esses editais de incentivo à cultura garantem que outros recursos entrem no estado em forma de políticas para a cultura, sobretudo para os grupos em que as mulheres negras são o destaque”, ressaltou a coordenadora.

Erika Melo explica ainda que a secretaria disponibiliza suporte técnico para as mulheres que quiserem construir seus projetos de forma conjunta, tanto na elaboração de propostas como no levantamento de informações.

Para ler o edital, basta acessar olink.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.