Agentes da Delegacia de Polícia Civil da cidade de Luís Correia e da Força Tarefa de Segurança Pública no Piauí (FTSP-PHB/PI), efetuaram por volta do meio-dia desta segunda-feira (26/06), a prisão de José Mateus de Maria Neto, vulgo 'Ceará', de 26 anos, e de Osmar de Sousa Santos Filho, vulgo Dunga, de 28 anos. Com os suspeitos, os policiais apreenderam 891 gramas de cocaína, dois carregadores de pistola .40, 30 munições de diversos calibres, além de duas motocicletas.
Segundo o delegado Célio Benício, a Polícia Civil investiga se o crime foi motivado por uma discussão entre as vítimas e os criminosos que aconteceu ainda durante o domingo (25), e não por um motivo anterior. Ainda não se sabe o que teria causado o desentendimento.
Os velórios dos amigos de infância foram marcados por comoção e pedidos de justiça pelas famílias das vítimas. Francisco de Asssis Lopes Filho, 29 anos, trabalhava como pedreiro. E Francivânio Mendes, 38 anos, era sapateiro.
"Os dois eram trabalhadores, amigos de infância, infelizmente por uma covardia perdemos eles. Nunca foram envolvidos com nenhum crime, não mexiam com ninguém. Estamos só divertindo, era uma viagem que eles faziam todos os anos. Queremos justiça pelo o que aconteceu", disse a prima de Francisco de Assis, Daniele Lima.
O irmão de Francivânio, Flaviano Araújo e Silva, contou que por pouco o sobrinho de 17 anos não foi atingido pelos tiros. O adolescente saiu para tomar banho no mar, quando voltou encontrou o pai morto.
Gustavo Francisco de Assis e Francivânio Mendes foram mortos por quatro homens que chegaram ao local em duas motocicletas e atiraram contra eles, por volta das 15h. Segundo a Polícia Militar, não houve discussão antes dos tiros.
Eles faziam parte de um grupo de turistas de Teresina que viajava em excursão para o litoral do estado. A motivação para o crime ainda é desconhecida. Nenhum suspeito foi preso ou identificado. O caso será investigado pela Polícia Civil.