22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

PPP do Aeroporto de Parnaíba deve ser licitada ainda no primeiro semestre de 2021

A PPP vai melhorar a qualidade dos serviços aeroportuários e fomentar o turismo e desenvolvimento na região do litoral piauiense. O início das obras está previsto para o segundo semestre.

13/04/2021 às 17h01
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

Empresários e representantes do setor de turismo da região de Parnaíba participaram da audiência pública da Parceria Público Privada (PPP) do Aeroporto de Parnaíba, na manhã desta terça (13). A empresa vencedora da licitação, que está prevista para maio deste ano, ficará responsável pela administração, conservação, implantação de melhorias e operação aeroportuária no aeroporto. A concessão será de 32 anos e tem valor estimado de investimento de cerca de R$ 112 milhões.

PPP do Aeroporto de Parnaíba deve ser licitada ainda no primeiro semestre de 2021
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A audiência teve o objetivo de apresentar à sociedade os resultados dos estudos do projeto, a fim de fechar um modelo de contrato que tenha a cara da população e contemple as suas demandas. “Esse projeto vem sendo estruturado pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e acompanhado pela Secretaria da Aviação Civil do Governo Federal, e é extremamente importante para o turismo nessa região. Estamos focando na modernização da infraestrutura do aeroporto e promover melhorias na prestação dos serviços sobretudo para o usuário, desenvolvendo várias cadeias produtivas e fomentar o crescimento da economia local”, comentou a superintendente da Suparc, Viviane Moura.

Parnaíba é a segunda maior cidade do estado do Piauí, com diversos polos geradores de viagem como universidades, hospitais, centros de tecnologia e área de produção agrícola e industrial. A cidade se destaca pelo potencial turístico: é uma das paradas da Rota das Emoções, passeio que inclui Jericoacoara (CE) e Lençóis Maranhenses (MA), que recebe cerca de um milhão de visitantes por ano. Além disso, é a base para conhecer o Delta do Parnaíba, único delta em mar aberto das Américas. Esse é o aeroporto mais próximo da Europa.

PPP do Aeroporto de Parnaíba deve ser licitada ainda no primeiro semestre de 2021
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Nos últimos quatro anos, o Aeroporto de Parnaíba movimentou uma média de oito mil passageiros por ano. Em 2014 e 2015, com as obras de obras de ampliação da pista e entrada da Azul no aeroporto, a movimentação atingiu o pico de 14,8 mil passageiros. “Parnaíba tem uma infraestrutura privilegiada levando em consideração aeroportos regionais. A cidade é um ponto turístico que se destaca no cenário internacional, sendo um destino bastante procurado para inclusive o turismo do esporte, principalmente com relação ao kitesurf”, ressaltou Carina Câmara, superintendente de Turismo da Setur.

Com as melhorias e ampliações propostas, a estimativa da movimentação de passageiros em 2050 é de 500 mil. Ainda nessa projeção, a receita anual para o aeroporto em 2050 está estimada em R$ 16,69 milhões. “A PPP do aeroporto de Parnaíba é uma solução integrada para melhorar o polo turístico, criar um centro de negócios, ser um ponto de desenvolvimento social e fomentar a aviação regional”, destacou Rodolpho Oliveira Santos, responsável pelos estudos do projeto.

PPP do Aeroporto de Parnaíba deve ser licitada ainda no primeiro semestre de 2021
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O aeroporto tem ainda potencial de ser um centro de distribuição de cargas, considerando sua localização central em relação a outras grandes cidades do Nordeste. Também está próximo de uma zona de processamento de exportação (ZPE) e pode ser utilizado na importação de insumos, assim como na exportação da produção, e algumas cargas poderiam ser movimentadas até o aeroporto, como farmacêuticos e outros produtos com valor agregado elevado.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, fez uma apresentação geral dos projetos e ações da instituição, como a ZPE e o Porto de Luís Correia, além de dar apoio na PPP do aeroporto de Parnaíba. “Buscamos atrair investimentos privados para o estado, aumentando as perspectivas de novos negócios. O Governo criou essa empresa de economia mista para dar suporte e ao mesmo tempo compreender como todos esses equipamentos se conectam em uma plataforma logística no norte do estado do Piauí”, disse.

Esta foi a segunda audiência pública da PPP do aeroporto. A primeira aconteceu em Teresina na última segunda-feira (12), e está disponível para ser assistida no canal do Governo do Piauí no Youtube e no Facebook da PPP Piauí.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.