19°C 40°C
Piripiri, PI
Publicidade

Prefeitos discutem reforma tributária em sessão temática no Senado

Em busca de um “consenso mínimo” em torno da proposta de emenda à Constituição da reforma tributária ( PEC 45/2019 ), prefeitos de todas as regiões...

22/09/2023 às 18h55
Por: admin Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Sessão em 29 de agosto reuniu governadores no Plenário para debater a reforma; agora será a vez dos prefeitos - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Sessão em 29 de agosto reuniu governadores no Plenário para debater a reforma; agora será a vez dos prefeitos - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em busca de um “consenso mínimo” em torno da proposta de emenda à Constituição da reforma tributária ( PEC 45/2019 ), prefeitos de todas as regiões do Brasil participarão de sessão temática agendada para quinta-feira (28), às 10h, no Plenário do Senado.

A promoção do evento atende a requerimentoapresentado pelo vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), no exercício da Presidência da Casa, e aprovado em Plenário em 19 de setembro ( RQS 824/2023 ). Na justificativa, Veneziano ressalta a grande relevância do tema, que foi abordado em uma série de debates na Câmara e no Senado.

“Para conquistarmos um consenso mínimo em torno de um texto que traga um sistema tributário mais transparente, unificado e justo, é absolutamente necessário que cada um dos atores envolvidos nesse processo possa contribuir para a sua construção”, resumiu o senador.

Veneziano também registrou a realização de outra sessão temática sobre a reforma tributária , em 28 de agosto, com a presença de governadores.Na ocasião, os chefes estaduais do Executivoapontaram a necessidade de mais debate sobre questões como os limites que caracterizariam oimposto sobre bens e serviços (IBS)em relação a autonomia federativa, metodologia e prazo paraatransição,e tambémo dimensionamento e a distribuição do Fundo de Desenvolvimento Regional (FNDR)a ser criado pela PEC 45/2019.

Também a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) tem promovido audiências públicas sobre a reforma tributária: na quarta-feira (20), representantes do agronegócio e do cooperativismo defenderam, entre outros pontos, a manutenção dos benefícios creditícios e fiscais já garantidos pela Constituição, a adoção de alíquotas reduzidas e o tratamento diferenciado para produtos de gênero alimentício e biocombustíveis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade