Educação Piauí
Programa Oportunidade Jovem beneficia mais de 1.300 alunos piauienses com estágio curricular remunerado
Programa do Governo do Piauí busca oportunizar o início da jornada profissional para jovens estudantes da Rede Pública de Ensino.
05/10/2023 14h10
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A educação na modalidade de tempo integral associada ao ensino técnico, profissional e tecnológico é a aposta do Governo do Piauí para um futuro promissor de jovens estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino. Esse é o modelo de ensino escolhido pelo estudante Israel Isaac Silva Rodrigues, de 17 anos. Ele cursa a 3ª Série do Ensino Médio no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto, zona sudeste de Teresina, e começou, nesta segunda-feira (3), o estágio curricular obrigatório do curso técnico em Manutenção Automotiva.  

Continua após a publicidade

Isaac faz parte de um grupo de 1.342 estudantes da Rede Pública do Piauí habilitados no Programa Oportunidade Jovem, no eixo estágio curricular obrigatório para o segundo semestre de 2023. Ele recebeu a primeira parcela de uma bolsa mensal no valor de R$ 350,00. O estágio, que possui até 250 horas/aula, garante ao estudante mais duas parcelas no mesmo valor, totalizando R$ 1.050,00.   

O estudante conta que esse momento do início do estágio curricular é uma oportunidade de reforçar os aprendizados teóricos do curso através da experiência prática. O estágio acontece na empresa parceira Moral Acessórios, das 8h às 12h. No turno da tarde, Isaac volta à escola para seguir com os estudos visando à conclusão do Ensino Médio ao final do ano e a preparação para os vestibulares como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  

Foto: Reprodução/Secom Piauí

“O mais interessante é que a bolsa me ajuda na questão financeira, o estágio permite a socialização e ambientação no mercado de trabalho. É o momento de colocar em prática tudo o que eu aprendi na escola”, conta o estudante.

Ao todo, 99 estudantes do CEEP José Pacífico foram habilitados para receberem as bolsas de estágio, sendo 19 do curso de Manutenção Automotiva, 62 de Técnico em Enfermagem e 18 em Análises Clínicas. Isaac conta que o curso em Manutenção Automotiva é muito interessante e reforça que o estágio será uma porta de entrada para o mundo do trabalho.  

“Quando terminar o Ensino Médio, pretendo começar trabalhando como técnico em Manutenção Automotiva. O estágio me ajuda a criar relações e impulsionar a vida profissional. Mas não quero parar por aí. Penso em várias possibilidades, quero continuar estudando e conquistar trabalhos em programação e tecnologia no futuro”, afirma.   

O secretário da Educação, Washington Bandeira, explica que o Governo do Piauí está empenhado com o projeto de universalização da modalidade de Tempo Integral para as escolas da Rede Pública Estadual com a oferta de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. Segundo ele, nenhum país se desenvolveu sem uma educação de qualidade alinhada ao mundo do trabalho. “Como costuma dizer o nosso governador Rafael Fonteles, não existe desenvolvimento social e econômico sem que a educação esteja conectada ao mundo do trabalho, gerando oportunidades para todos e todas”, declarou o secretário. 

Oportunidade Jovem 

O Oportunidade Jovem é o maior programa de inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho da história do Piauí, que busca oportunizar o início da jornada de experiência profissional. Ele foi lançado pelo Governo do Estado em junho deste ano. 

A iniciativa atua em quatro eixos: monitoria estudantil, estágio (curricular obrigatório e extracurricular), aprendizagem profissional e primeira oportunidade de trabalho e emprego. Todas com contrapartida do Governo do Estado no pagamento de bolsas e parte do salário dos jovens por um período determinado, seja em instituições privadas ou públicas.