O secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, recebeu na manhã desta sexta-feira (17), os 35 estudantes da rede pública estadual de ensino, medalhistas de ouro, prata, bronze e menção honrosa nas diversas olimpíadas de conhecimento realizadas este ano.
A reunião teve o intuito de celebrar as conquistas alcançadas pelos alunos, que foram apoiados por professores, orientadores e pelas gestões das unidades de ensino. Participaram do encontro, os medalhistas na MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Torneio de Física para Meninas (TFM) e Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).
“Este foi um dia especial na Seduc por receber os alunos e alunas medalhistas, assim como os seus professores e gestores das escolas. Tivemos uma excelente conversa com os nossos estudantes medalhistas, inclusive, construindo as ações pedagógicas voltadas para as olimpíadas dentro do Seduc Olímpica, como também o esporte educacional nas escolas”, celebrou o secretário da Educação, Washington Bandeira.
Com sentimento de orgulho, os estudantes compartilharam suas experiências enquanto competidores em âmbito estadual, suas trajetórias até a conquista das medalhas nacionais. Eles deram sugestões para melhoria do desempenho nas edições seguintes das olimpíadas, tendo o apoio da Seduc.
As conquistas dos estudantes que inspiram são oriundas das variadas localidades do Piauí como Cocal dos Alves, Parnaíba, São Miguel do Tapuio, São José do Piauí, Bom Princípio, Piripiri, Boa Hora e Teresina.
No decorrer da conversa com os medalhistas, o secretário Washington Bandeira, relatou as ações inéditas de incentivo aos estudantes das escolas estaduais como o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais, I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI), a garantia de participação nos Jogos da Juventude e bolsas de monitoria e de estágio, através do programa Oportunidade Jovem.
"Estamos trabalhando em diferentes frentes de ações que resultam na garantia de oportunidade aos nossos estudantes para estas experiências de aprendizagem. Nosso papel é criar oportunidades por meio dos projetos pedagógicos para que os estudantes conheçam o máximo de atividades, de olimpíadas e consigamos extrair todo o potencial dos alunos e alunas”, comentou o gestor.
Para Thalya de Sousa Matos, estudante do CEEP Liceu Parnaibano, em Parnaíba, este reconhecimento serve como combustível para buscar melhores resultados. Ela trouxe a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) para o Piauí.
“A minha experiência com a ONC foi algo incrível. Estudei bastante para conquistar a medalha de ouro e esse reconhecimento, de nos trazer à Teresina para ter esse diálogo com o secretário Washington Bandeira, é algo que deve incentivar outros alunos a estudar para essas olimpíadas. Foi uma conversa muito produtiva e que expande a nossa mente para participar de mais projetos”, comentou a aluna.
Medalha de ouro no Xadrez por equipes Feminino nos JEBs, a alegria foi o sentimento escolhido pela aluna Adriana Alves, do Ceti Gayoso e Almendra, em Batalha-PI, para definir a sua conquista e o encontro com o secretário Washington Bandeira.
“A minha experiência de ter falado com o secretário da Educação foi muito incrível. Não imaginava chegar e conversar com ele, assim como não pensava ir para outro estado, competir e voltar com a medalha para o Piauí. Foi muito gratificante este reconhecimento e meu sentimento é de alegria por este dia”, afirmou a estudante.
Entrega de Chromebook
Ainda nesta sexta-feira (17), o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, também entregou um Chromebook ao estudante João Lucas, do CEJA Maria Rodrigues das Merces, localizado no bairro Vermelha, zona sul de Teresina.