Uma capacitação em manejo clínico da hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus encerrou a programação de ações voltadas para a campanha do Novembro Azul de 2023 no território de Saúde do Entre Rios. O evento foi direcionado a profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Primária e aconteceu no Tribunal de Contas do Estado – TCE. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso.
O trabalho busca facilitar o manejo clínico de pacientes hipertensos e diabéticos em todo o território do Entre Rios, dando assim mais qualidade a todo o processo de atendimento desses pacientes, tanto nas condutas do atendimento como na decisão sobre o que deve ser feito em cada caso ao buscarem os serviços de saúde ofertados pela Sesapi no território. A capacitação reuniu 120 profissionais que atuam nos atendimentos da atenção primária no Entre Rios.
“Além de mais qualidade para o atendimento da nossa população, com a capacitação teremos profissionais mais qualificados para realizar o diagnóstico precoce das doenças, permitindo assim um acompanhamento médico mais oportuno para todos que precisarem”, destaca Luciana Sena, coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi.
O evento foi dividido em dois momentos, sendo o turno da manhã voltado para as falas e exposição de dados da diabetes no Piauí, e no turno da tarde o foco é a hipertensão arterial.
“Esse momento é muito positivo para a saúde do nosso estado, mas ainda é preciso a conscientização de toda a população, e não somente dos homens, sobre a importância de buscar pelos serviços de saúde, o que é essencial para garantir uma melhor qualidade de vida”, reforçou Luciana Sena.
Ao final do momento, serão discutidas, junto aos municípios, as melhores opções de ações e estratégias para atingir as metas do Previne Brasil.