Iniciadas ainda em 2021, o Piauí concluiu as tratativas para criação da 12ª Região de Saúde do estado. A nova composição é resultado da subdivisão do Território Vale do Rio Guaribas, sendo composta por 16 municípios da Chapada Vale do Rio Itaim e tendo como sede a cidade de Paulistana.
Na terça-feira (19), a Comissão Intergestores Regional (CIR) do Vale do Rio Guaribas aprovou nova composição da CIR Chapada do Vale do Rio Itaim, tendo na coordenação os municípios de Paulistana, Massapê, Acauã e Vera Mendes, representados (as) por seus respectivos (as) secretários (as) municipais de Saúde.
A primeira reunião da nova CIR será realizada no próximo dia 26 de janeiro, em Paulistana, com o apoio e presenças da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), representada pela Diretoria de Unidade de Planejamento (DUP), e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI).
Após reuniões técnicas e de articulação política com os prefeitos do Vale do Rio Itaim, esse processo de regionalização será concluído no próximo encontro da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), a ser realizado em 2024, para pactuação e, posterior, encaminhamento ao Ministério da Saúde para atualização da base de dados do DataSUS.
A iniciativa atende ao Plano Diretor de Regionalização do Estado do Piauí (PDR) atualizado com a Lei Estadual de N. 6.967 de 3 de abril de 2017 que subdivide o Território Vale do Rio Guaribas, criando a Chapada Vale do Rio Itaim.