Saúde Piauí
Uespi discute parceria com a PM para a promoção da saúde das forças de segurança
A ação é fundamental para enfrentar desafios relacionados ao estresse associado às atividades de segurança.
21/12/2023 19h25
Por: admin Fonte: Secom Piauí

Representantes da Polícia Militar do Piauí participaram, nesta quinta-feira (21), de reunião na Vice-Reitoria da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O objetivo foi discutir uma parceria voltada para a promoção da saúde e qualidade de vida das forças de segurança do estado.  

Continua após a publicidade

O professor Vinícius Oliveira, supervisor da Residência Multiprofissional da Uespi, explicou que a instituição de ensino vai contribuir com a colaboração de alunos da área da saúde, através de residências multiprofissionais e residências médicas da graduação para complementar as equipes do Centro de Assistência Integral à Saúde (CAIS), que atende aos militares.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Segundo Vinícius, essa parceria é crucial para enfrentar desafios relacionados ao estresse associado às atividades de segurança, uma questão amplamente reconhecida pela sociedade.

“A intenção é aproveitar a expertise e conhecimento dos nossos professores da graduação e da pós-graduação para contribuir efetivamente, visando melhorar indicadores e atuar em uma área tão sensível”, ressalta Vinícius. De acordo com o professor, o desafio diário enfrentado pelas forças de segurança implica não apenas a defesa da sociedade, mas também a exposição a situações extremas que podem impactar significativamente a saúde física e mental desses profissionais.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O vice-reitor da Uespi, Jesus Abreu, destacou a importância da atuação de todos os envolvidos na saúde preventiva proporcionando suporte tanto psicológico quanto físico aos membros da PM. “Acreditamos que essa iniciativa será bem-sucedida, contribuindo significativamente para o bem-estar dos integrantes da Polícia Militar. A reunião foi extremamente produtiva e todos estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados", frisou Abreu. 

A coordenadora do CAIS , cabo Monielem, destaca que a equipe da Uespi vai somar na ajuda ao fortalecimento da qualidade de vida das forças de segurança. “Estamos confiantes de que essa parceria será fundamental para o aprimoramento dos serviços oferecidos pelo CAIS e para o bem-estar geral de nossa equipe”, ressaltou a coordenadora.

A tenente-coronel Aparecida, afirmou que a reunião foi de extrema importância, já que a Uespi é uma parceira fundamental da Polícia Militar. De acordo com ela, essa colaboração abre novos caminhos e traz mais profissionais qualificados na área de saúde para auxiliar na assistência aos policiais. 

“A importância desses cuidados vai além da esfera individual, estendendo-se ao âmbito coletivo da sociedade. Profissionais de segurança física e mentalmente saudáveis estão mais aptos a desempenhar suas funções de maneira eficaz, assegurando a proteção da comunidade de forma mais equilibrada e resiliente”, finalizou o vice-reitor.