Educação Piauí
Profissionais do CETI Santo Antônio, em Valença-PI, participam de formação em primeiros socorros
A ação da Secretaria Estadual da Educação visa fortalecer a segurança na comunidade escolar.
25/01/2024 16h10
Por: admin Fonte: Secom Piauí

Os Servidores do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Santo Antônio, em Valença (PI), participaram do Curso de Formação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, nesta quinta-feira (25). A ação da Secretaria Estadual da Educação visa fortalecer a segurança na comunidade escolar.

Continua após a publicidade

A capacitação dos profissionais foi mediada pela equipe da Brigada Municipal de Bombeiros Civis de Valença-PI, tendo como público-alvo 17 profissionais entre Zeladores, Manipuladores de Alimentos e Agentes de Portaria que receberam aulas teóricas e práticas para agirem com rapidez diante de emergências. 

Segundo a Gestora Escolar do CETI, Márcia Valéria, a formação envolveu técnicas para o atendimento emergencial referente a desmaios, queimaduras, convulsões, engasgos e choques elétricos. 

“Essa é uma iniciativa própria da escola com o intuito de capacitar os nossos 17 servidores em emergências. Uma oportunidade para que eles se apropriem de técnicas de Primeiros Socorros e sejam preparados para socorrer nosso alunado a tempo”, explicou a gestora escolar.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Programa Lições de Primeiros Socorros

A iniciativa do CETI Santo Antônio é similar ao programa Lições de Primeiros Socorros, organizado pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI), em cooperação com o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), atendem o cumprimento da Lei Lucas - 13.722/2018.

No início do semestre letivo, a Seduc dará continuidade às atividades de Capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros nas 21ª Gerências Regionais de Educação (GREs), sendo 30% de todos os profissionais das escolas da Rede.

Seguindo as técnicas repassadas pelo Corpo de Bombeiros, as turmas nas Gerências Regionais irão receber capacitação teórica e prática para exercer os primeiros socorros sempre que houver quaisquer acidentes nas escolas da rede estadual que exijam um atendimento imediato.

Foto: Reprodução/Secom Piauí