Em uma semana de funcionamento, o centro cirúrgico do Hospital Estadual José de Moura Fé, de Simplício Mendes, realizou 21 cirurgias. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) inaugurou a reforma do espaço no dia 18 de janeiro.
“Com a abertura do centro cirúrgico conseguimos só nesta primeira semana realizar 21 procedimentos cirúrgicos, dentre eles duas cesarianas de urgência, que antes teríamos que regular para outra cidade. Esse é um ganho imensurável para a população de Simplício Mendes”, destaca a diretora do hospital, Nayra Camila.
A unidade de saúde também passou por uma reforma, que contemplou melhorias no teto, fachada, recepção, sala de observação, de meditação e consultórios. No local também foi realizada a instalação de gerador e subestação de energia.
A Sesapi também programa uma segunda etapa de reforma estrutural do hospital, que vai melhorar a cozinha, alas de enfermarias, substituição do piso e reforma da parte administrativa.
“Essas melhorias nos nossos hospitais estão contempladas no plano de expansão da rede de Média e Complexidade, que desde o ano passado vem trazendo ganhos para à população do Piauí, como no caso de Simplício Mendes, que hoje conta com um centro cirúrgico moderno,que atende mais de 13 municípios do Território de Saúde do Vale do Canindé”, destaca o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.