A Secretaria da Saúde (Sesapi), em parceria com o Centro de Inteligência em Agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados (Ciaten), lançaram, nesta terça-feira (30), o Plano Estadual de Enfrentamento às Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) no Piauí.
O plano estadual visa à intensificação das ações de vigilância e controle de doenças negligenciadas no território piauiense. O lançamento ocorreu durante oficina, realizada no Centro de Formação Professor Odilon Nunes. A programação do evento segue até as 17:30 desta terça.
A programação da oficina, promovida no Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN), conta com conferências e mesas-redondas para a apresentação do plano estadual e discussões acerca das principais DTN: tuberculose, hanseníase, doença de chagas, calazar (leishmaniose visceral), leishmaniose tegumentar e mucosa e micoses sistêmicas.
As doenças negligenciadas atingem, principalmente, as populações mais carentes do mundo. Nesse cenário, o Ciaten atua na diminuição de enfermidades, explorando os insetos transmissores de doenças e entendendo melhor os vetores para solucionar questões relacionadas à transmissão e à saúde pública. Dessa forma, uma série de ações têm sido desenvolvidas, dentre elas o lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento às Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) no Piauí.