Saúde Piauí
Carnaval: Valença, Inhuma e Bocaina recebem serviços de testagem e prevenção às ISTs
Nesses municípios, além das testagens para HIV, sífilis e hepatites B e C, a equipe da Sesapi trabalhou com aconselhamento dos foliões.
13/02/2024 12h41
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Como parte das atividades de promoção da saúde e conscientização da população durante o Carnaval, a Secretaria da Saúde (Sesapi), por meio da equipe da Coordenação de Doenças Transmissíveis, levou, nessa segunda-feira(12), serviços de testagens para infecções sexualmente transmissíveis ( ISTs) e entregou material educativo nos locais de festa no município de Valença.
 
Nesta terça-feira (13), a ação será desenvolvida na cidade de Bocaina. No domingo (11), segundo dia de folia de Momo, a equipe levou o serviço de testagem para o município  de Inhuma. 
 
Segundo Karinna Amorim, coordenadora de ISTs da Sesapi, o planejamento foi trabalhar ações de saúde e prevenção em todo o estado durante o Carnaval. "No fim de semana tivemos o foco nas festividades do norte do estado, concentrando esforços no litoral. E agora estamos na região de Valença e Bocaina para ampliar o público atendido e ajudar os piauienses de todo o estado a se divertirem com mais segurança", fala a gestora.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Continua após a publicidade
Nesses municípios, além das testagens para HIV, sífilis e hepatites B e C, a equipe trabalhou com aconselhamento dos populares que passavam pelo serviço, distribuiu material educativo sobre a profilaxia pós-exposição (PEP) e disponibilizou de itens para profilaxia pré-exposição (Prep), camisinhas.

Foto: Reprodução/Secom Piauí


Karinna Amorim destaca que o objetivo é conscientizar a população para aproveitar o Carnaval com consciência, sem deixar os cuidados e a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis de lado.

"Queremos que os populares se conscientizem sobre a importância de brincar o Carnaval sem deixar a saúde de lado. Estamos trabalhando a conscientização para prevenção e dando orientações sobre como proceder após a relação sexual sem proteção", disse a coordenadora.

 

Foto: Reprodução/Secom Piauí