A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) apresentou, durante reunião com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), os resultados dos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, no estado. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (22), na Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).
Na ocasião, foram abordados os aspectos positivos e os desafios identificados durante a execução do Planifica SUS e do TeleNordeste nos municípios do Vale dos Rios Piauí e Itaueira. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) também participou do evento.
“São projetos interessantes, que envolvem teleconsultas gratuitas em cidades do interior do Piauí, na parte de atenção primária aos municípios, e isso será cada vez mais fortalecido. Inclusive, existe a possibilidade da integração desses projetos com o nosso Piauí Saúde Digital, fortalecendo também a gestão e capacitação, oferecendo especialidades médicas em consultas e, inclusive, com teleinterconsultas, capacitando os médicos das regiões do interior do Piauí”, enfatizou o secretário da Sesapi, Antonio Luiz Santos.
O projeto TeleNordeste atua diretamente na atenção primária, por meio de intervenções digitais, seguindo a lógica de linha de cuidados e o modelo de atenção às condições crônicas, culminando no oferecimento de teleconsultorias por especialistas dos hospitais. Já o PlanificaSUS, executado por equipes do Hospital Israelita Albert Einstein, visa à organização e à integração em rede da Atenção Ambulatorial Especializada com a Atenção Primária.
“É um projeto de organização da atenção primária em rede com a atenção ambulatorial especializada, onde a linha prioritária é a rede maternoinfantil. Trabalhamos processos relacionados à organização dos microprocessos e da rede, qualificando a atenção primária nos processos de gerenciamento”, explicou Ana Claudia Paz, especialista em projetos pela diretoria de atenção primária e redes do Hospital Albert Einstein.
Secretário executivo do CONASS, Jurandir Frutuoso destacou a relevância da cooperação entre o estado e município para os excelentes resultados das ações na melhoria dos serviços de saúde ofertados para a população. “São duas ações que estão aqui em franca atividade e a gente espera que no próximo triênio ela possa se consolidar, tendo à frente a liderança do estado e a cooperação dos municípios onde ela é executado”, disse.
Na avaliação de Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, os projetos foram fundamentais para a melhoria dos serviços de saúde naquela região. “Ajudou muito na qualificação da gestão local, na organização da atenção à saúde, nos ajudando no fortalecimento da atenção primária, além da assistência à saúde em áreas remotas, com os especialistas e médicos do TeleNordeste. São dois projetos ótimos, de grande relevância, que somam resultados positivos notáveis”, concluiu.