Saúde Piauí
Nova Maternidade recebe visita técnica para avaliação do ambulatório especializado em alto risco obstétrico
O ambulatório atende gestantes e crianças de 0 a 2 anos de alto risco.
23/02/2024 19h15
Por: admin Fonte: Secom Piauí

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) recebeu, nos dias 21 e 22 de fevereiro, a visita de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e especialistas do projeto de Planificação da Atenção à Saúde, o PlanificaSUS/Albert Einstein.

Continua após a publicidade

A visita institucional foi para conhecer a experiência e o desenvolvimento do ambulatório especializado da Nova Maternidade, que funciona dentro do modelo de atenção às condições de doenças crônicas, em atenção às diretrizes de Redes de Atenção à Saúde. Também foram apresentados os resultados já alcançados desde a sua implantação, em agosto de 2023.

No encontro, os representantes conheceram as instalações da NMDER, e do ambulatório especializado, que atende gestantes e crianças de 0 a 2 anos de alto risco, que está em funcionamento desde o ano passado e em processo de melhoria contínua do modelo implantado sob orientação da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). 

Foram avaliados os processos de implantação, perfil populacional, perfil de usuário, processos de atendimento, além da visita nos espaços e entrevistas com profissionais.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Tínhamos curiosidade de conhecer a Nova Maternidade. Queremos parabenizar a administração da saúde do Governo do Estado por disponibilizar os equipamentos de qualidade aos profissionais treinados e capacitados que encontramos. Fico feliz porque, além da NMDER ser um hospital escola, a dignidade da gestante tem sido respeitada”, afirmou Jurandir Frutuoso, secretário executivo do CONASS.

O PlanificaSUS, executado por equipes do Hospital Israelita Albert Einstein, é voltado para a organização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Especializada (AE), que atendem os usuários do SUS. Esse modelo possibilita que seja construído um Plano de Cuidados para os pacientes e que a unidade de saúde possa discutir os casos junto com os municípios.

“Nós oferecemos uma assistência de pré-natal às gestantes e atendimentos para crianças de forma integrada e multiprofissional. Nossa equipe é formada por psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos e médicos. Isso favorece uma assistência de maior qualidade e assegura o retorno qualificado”, explicou Francisca Lopes, coordenadora do Ambulatório da NMDER.

Também participaram da visita, representantes da Beneficência Portuguesa, da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems).

“A experiência do Ambulatório Integrado à Atenção Primária é exitosa dentro do processo de implantação das redes de atenção à saúde, e o estado do Piauí pretende ampliar esse mesmo modelo de serviço para mais três serviços no estado", ressaltou Cristiane Moura Fé, diretora de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi.

Foto: Reprodução/Secom Piauí